Diário de São Paulo
Siga-nos
INCLUSÃO

Ministro das Comunicações promete levar internet a todas as escolas públicas até 2026

Juscelino Filho anuncia planos para garantir inclusão digital e novas tecnologias na educação brasileira

Criança em situação precária. - Imagem: Divulgação /Pablo La Rosa / Pnud Uruguai / Unicef
Criança em situação precária. - Imagem: Divulgação /Pablo La Rosa / Pnud Uruguai / Unicef

por Marina Milani

Publicado em 05/04/2024, às 07h57


O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou nesta quarta-feira (3) que o governo tem como meta levar internet para todas as escolas públicas do país até o final do mandato do presidente Lula, em dezembro de 2026. Durante participação no programa 'Bom Dia, ministro', Juscelino expressou otimismo em cumprir esse objetivo e destacou a importância da inclusão digital para todos os estudantes, independentemente de sua condição socioeconômica.

"Estamos falando de um universo de 138 mil escolas. Isso para que, como o presidente sempre diz nas suas falas, o filho de uma família pobre, que não tem condição de estudar numa escola particular, tenha o mesmo acesso à inclusão digital que o filho do rico", ressaltou o ministro.

Além da expansão da internet para as escolas públicas, Juscelino também mencionou melhorias no programa Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que visa proporcionar internet de qualidade e aprimorar os dispositivos e equipamentos nas escolas de educação básica. O projeto piloto do Enec foi concluído em 200 escolas, incluindo áreas indígenas, onde foram instalados painéis solares. A expectativa é estender esse programa para todas as escolas públicas do país.

Outra inovação discutida pelo ministro é a TV do Futuro, também conhecida como TV 3.0, que busca integrar televisão e internet, oferecendo transmissão interativa e imagens mais realistas, com áudio de alta qualidade. Nesse novo modelo, a navegação será feita por meio de aplicativos, ampliando as opções de conteúdos sob demanda integrados com a internet, incluindo jogos e programas.

Além disso, Juscelino destacou a integração planejada entre os serviços dos Correios e da Caixa Econômica Federal, visando ampliar o acesso da população a essas instituições, e o programa "Computadores para inclusão", que já doou 40 mil computadores em todo o país, apoiando iniciativas de inclusão digital.

Compartilhe  

últimas notícias