Diário de São Paulo
Siga-nos

Verstappen condena frase do sogro Nelson Piquet, mas defende: “Ele não é racista”

Imagem Verstappen condena frase do sogro Nelson Piquet, mas defende: “Ele não é racista”

Redação Publicado em 30/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 20h21


Piloto da F1 e namorado de Kelly Piquet, filha do tricampeão mundial Nelson Piquet, Max Verstappennão se eximiu de comentar uma entrevista concedida pelo veterano, no ano passado, e que veio à tona nesta semana. No vídeo, o brasileiro se refere a Lewis Hamilton como “neguinho”, e a declaração considerada racista foi o principal assunto do automobilismo nos últimos dias.

Max Verstappen comemora a vitória em Mônaco com a namorada Kelly Piquet — Foto: Dan Istitene/F1 via Getty Images

Max Verstappen comemora a vitória em Mônaco com a namorada Kelly Piquet — Foto: Dan Istitene/F1 via Getty Images

Em entrevista ao site “Motorsport”, Max Verstappen defendeu Nelson Piquet ao afirmar que o sogro não é racista, porém, condenou o termo utilizado pelo ex-piloto.

– As palavras usadas, embora haja diferentes tipos de cultura e coisas que falamos mais jovens, não foram corretas. Que sirva de lição para não utilizá-la no futuro, porque é muito ofensiva, especialmente hoje em dia, fica ainda mais intensa. Passei mais tempo com o Nelson do que a maioria das pessoas e, definitivamente, ele não é racista. (…) As pessoas o rotulam assim agora, mas eu não acho que ele seja. Mas concordo plenamente que ele não pode usar essas palavras. Ele é um cara legal, descontraído e, pelo comunicado que divulgou, a palavra pode ser usada de duas maneiras, mas ainda assim acho que é melhor não usá-la. (…) Não vou ligar para ele e dizer: “Cara, isso não está correto”. Acho que ele mesmo sabe disso.

Questionado sobre a proibição de Nelson Piquet ao paddock das provas da F1, Max Verstappen defende que o melhor caminho não é o veto, e sim, o diálogo.

– Quando você bane as pessoas, na verdade, você não está ajudando a situação, não está falando. É preciso se comunicar. A comunicação é realmente importante, porque, se você proíbe, não ajuda, está tentando impor. É melhor bater um papo. Essas coisas podem ser resolvidas facilmente. Quando você briga ou insulta alguém, você tem uma boa conversa, pede desculpas. É a mesma coisa. Não é legal. Desde que você aprenda com o erro, não acho que você deva ser banido do paddock, especialmente um tricampeão mundial – encerrou.

Relembre o caso

Em novembro de 2021, em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, Nelson Piquet usou um termo racista para se referir a Lewis Hamilton ao comentar um acidente entre o britânico e Max Verstappen no GP de Silverstone, de 2021. Na ocasião, o brasileiro – cuja declaração só repercutiu nesta semana – chamou Hamilton de “neguinho” ao comparar a situação com os acidentes envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990, no GP do Japão.

– O neguinho (Lewis Hamilton) meteu o carro e não deixou (desviar). O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou (o Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro (Verstappen) se f****. Fez uma puta sacanagem.

Sete vezes campeão mundial, Lewis Hamilton rebateu Nelson Piquet ao escrever “vamos focar em mudar a mentalidade” em português, no Twitter. E alfinetou o tricampeão da Fórmula 1 ao repostar um fã que dizia “Quem é Nelson Piquet?”.

g1
Compartilhe  

últimas notícias