Diário de São Paulo
Siga-nos

Verão chegando: fique atento com a intoxicação alimentar!

Por Dr. André Augusto Pinto*

Verão chegando: fique atento com a intoxicação alimentar!
Verão chegando: fique atento com a intoxicação alimentar!

Redação Publicado em 09/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h19


Por Dr. André Augusto Pinto*

Verão chegando: fique atento com a intoxicação alimentar!

A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados por vírus (Rotavírus), bactérias (Salmonella, Shigella, Clostridium, E. Coli, etc), fungos ou suas respectivas toxinas, além de alguns produtos químicos, podendo acontecer durante a manipulação, preparo e armazenamento dos alimentos.

Esta doença pode ser causada pela bactéria Salmonella, encontrada em alimentos de origem animal como leite, ovos e carnes contaminadas. A contaminação pode ocorrer pelo contato com fezes de animais infectados ou através da contaminação cruzada, quando ocorre a transferência dos microrganismos por meio de utensílios ou manuseio destes animais.

Os principais sintomas de uma intoxicação alimentar são náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, geralmente em cólica, febre, desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial nos casos mais graves. Geralmente, o diagnóstico é clínico e leva em conta os sintomas, a investigação do quadro clínico, ou seja, a verificação da saúde dos contactantes e se apresentam os mesmos sintomas, além de identificar o microorganismo presente no alimento suspeito da contaminação. Os exames mais comuns são o exame físico, o hemograma, exame de fezes e cultura de sangue e fezes.

O Dr. André Augusto Pinto, cirurgião geral e cirurgião bariátrico da Clínica Gastro ABC, explica que “a prevenção das intoxicações alimentares é feita através do saneamento básico, cuidado durante a preparação dos alimentos e medidas básicas de higiene pessoal, como lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro”.

Além da intoxicação alimentar, as comidas estragadas, contaminadas ou mal armazenadas (peixes, crustáceos e alimentos crus, mais sensíveis ao calor) também podem causar uma série de doenças, tais como as diarreias de origem viral ou bacteriana, parasitoses intestinais, toxoplasmose e até doenças mais raras e graves, como o botulismo.

Um dos tipos de diarreia é a diarreia viral, isto é, causada por intoxicação por vírus. A transmissão pode ocorrer por alimentos ou água contaminados ou através do contato com algum infectado, principalmente entre crianças. Esta enfermidade é a mais frequente entre as crianças nos primeiros anos de vida.

É importante procurar um médico quando medidas básicas, como hidratação oral, repouso, dieta leve e sintomáticos, como analgésicos leves, não forem suficientes para melhorar os sintomas. Além destes fatores, se a diarreia persistir por mais de 48 horas, se apresentar fraqueza, febre persistente, náuseas ou vômitos que impeçam o uso de medicamentos via oral também demonstram a necessidade de ir ao pronto socorro. O tratamento de intoxicação alimentar bacteriana inclui o uso de antibiótico específico.

____________
*Dr. André Augusto Pinto é especialista em cirurgia geral e cirurgião bariátrico. O Dr. é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica; Membro Titular da SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica e Minimamente Invasiva); Membro efetivo do CBCD (Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Diretor do Departamento de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo da APM (Associação Paulista de Medicina) de São Bernardo do Campo. Atualmente, o Dr. André é Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica pelo Hospital e Maternidade Christovão da Gama, de Santo André; Diretor Clínico do Hospital Municipal de Santo André; coordena a Clínica Gastro ABC e também atua no Instituto EndoVitta.
Compartilhe  

Tags

últimas notícias