Diário de São Paulo
Siga-nos

Vaga na ginástica e medalhas no Mundial de judô marcam semana olímpica do Brasil

A seleção brasileira de judô fechou o Campeonato Mundial, último torneio que vale pontos para o ranking classificatório, com três medalhas: os bronzes de

MEDALHAS
MEDALHAS

Redação Publicado em 14/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h35


Equipe de ginástica rítmica garante vaga nas Olimpíadas e judô volta do Mundial com três pódios; karatê e nado artístico não conseguem classificar atletas para Tóquio

A delegação brasileira para as Olimpíadas de Tóquio segue crescendo e, com as vagas na ginástica rítmica, judô e a confirmação de mais nomes na natação, o país está com 268 classificados. A semana foi recheada de competições, com importantes vitórias, mas também derrotas dolorosas, como nos Pré-Olímpicos de nado artístico e karatê.

Medalhas no Mundial de judô

A seleção brasileira de judô fechou o Campeonato Mundial, último torneio que vale pontos para o ranking classificatório, com três medalhas: os bronzes de Maria Suelen e Beatriz Souza na categoria pesado, além do bronze na competição por equipes. De quebra, o país garantiu vaga para as Olimpíadas de Tóquio em 13 das 14 categorias, ficando fora apenas no peso até 57kg feminino.

Vaga olímpica

Conjunto brasileiro de ginástica rítmica  — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Conjunto brasileiro de ginástica rítmica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

A seleção brasileira de ginástica rítmica conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano da modalidade e, assim, ficou com a vaga olímpica para Tóquio. Bárbara Galvão, Beatriz Linhares, Déborah Medrado, Duda Araraki e Geovana Santos foram as atletas da equipe. Depois de ficarem atrás da equipe mexicana na sexta-feira, na prova com as cinco bolas, as brasileiras conseguiram uma nota melhor (35.950) que a do México (35.100) no sábado na prova de três arcos e dois pares de maças.

Vaga confirmada para o 4x200m do Brasil

Revezamento 4x200m livre está garantido em Tóquio — Foto: Satiro Sodré/CBDA

Revezamento 4x200m livre está garantido em Tóquio — Foto: Satiro Sodré/CBDA

A seleção brasileira do Brasil do revezamento 4x200m livre feminino não entrou em ação nesta semana, mas recebeu uma ótima notícia. O time, que mês passado marcou um tempo que lhe deixava em quinto lugar no ranking mundial que dava quatro vagas para Tóquio, garantiu a vaga nos Jogos de Tóquio após a desistência do time time britânico. Assim, o quarteto brasileiro, formado por Larissa Oliveira, Nathalia Almeida, Aline Rodrigues e Gabrielle Roncatto, estará nas Olimpíadas.

Mais vaga na piscina

Viviane Jungblut após a chegada nos 800m livre — Foto: Ricardo Bufolin/Panamerica Press

Viviane Jungblut após a chegada nos 800m livre — Foto: Ricardo Bufolin/Panamerica Press

Em uma seletiva olímpica de natação que foi uma espécie de repescagem para os atletas que estavam com Covid-19 em abril, Viviane Jungblut conseguiu o índice para competir nos 1500m livre feminino nas Olimpíadas de Tóquio. Além da vaga olímpica, Viviane conseguiu o recorde brasileiro com o tempo de 16min14s. Com a marca, ela acabou tirando Betina Lorscheitter, que também tinha índice, das Olimpíadas, pelo limite de atletas em cada prova.

Sem vaga no karatê

Vinícius Figueira  — Foto: Thiago Fernandes

Vinícius Figueira — Foto: Thiago Fernandes

Quando o karatê se tornou olímpico, fará sua estreia agora em Tóquio, os brasileiros se empolgaram, pois era uma modalidade em que o país conseguia bons resultados. No Pré-Olímpico desta semana, porém, a seleção não conquistou nenhuma vaga e deve ficar sem representantes. Terceiro do ranking mundial, Vinicius Figueira venceu três combates, mas caiu nas quartas de final do peso até 67kg, enquanto Valéria Kumizaki perdeu nas oitavas de final da categoria até 55kg, mesma fase da queda de Douglas Brose até 75kg. As três eram as principais chances do país.

Nado artístico fora

Luísa Borges e Laura Miccuci, dueto do nado artístico do Brasil — Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Luísa Borges e Laura Miccuci, dueto do nado artístico do Brasil — Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Pela primeira vez desde 1996, o Brasil não mandará representantes no nado artístico (que se chamava nado sincronizado até 2017). No Pré-Olímpico, disputado em Barcelona, na Espanha, eram nove vagas do dueto em jogo, e as brasileiras Laura Miccuci e Luisa Borges ficaram em décimo segundo lugar.

Título de Ana Marcela

Ana Marcela Cunha é campeã na Itália — Foto: Fernando Possenti/

Ana Marcela Cunha é campeã na Itália — Foto: Fernando Possenti/

Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro no Campeonato Italiano Absoluto de Águas Abertas, realizado em Piombino, na Itália. Ana venceu os 10 km com 2h05m04s, três segundos na frente da alemã Lea Boy e da italiana Ginevera Taddeuci que vieram na sequência. A competição é preparatória para as Olimpíadas de Tóquio, na qual ela é uma das favoritas.

Campanhas no vôlei

Brasil x Japão vôlei Liga das Nações — Foto: Divulgação/FIVB

Brasil x Japão vôlei Liga das Nações — Foto: Divulgação/FIVB

As seleções masculina e feminina do Brasil seguem com boas campanhas na Liga das Nações, na Itália, competição preparatória para as Olimpíadas. No masculino, são oito vitórias e uma derrota até o momento e a primeira posição na tabela, enquanto no feminino, o time está com nove vitórias e duas derrotas, em terceiro lugar.

Campanha no basquete

Rio, da Colômbia, arremessa sob a marcação de Erica e Patty, do Brasil, na Copa América feminina de basquete — Foto: Fiba

Rio, da Colômbia, arremessa sob a marcação de Erica e Patty, do Brasil, na Copa América feminina de basquete — Foto: Fiba

Já sem chances de ir às Olimpíadas, o time perdeu no Pré-Olímpico de 2020, a seleção brasileira feminina de basquete está disputando a Copa América, que vale vaga no torneio classificatório para a Copa do Mundo do ano que vem. O time venceu os dois primeiros jogos, mas perdeu para o Canadá, e fecha a participação na primeira fase nesta segunda-feira contra as Ilhas Virgens. O time já está classificado para a próxima fase.

Troféu Brasil sem índices olímpicos

Darlan Romani Troféu Brasil de Atletismo — Foto: Wagner Carmo/CBAt

Darlan Romani Troféu Brasil de Atletismo — Foto: Wagner Carmo/CBAt

Na última semana, foi disputado o Troféu Brasil de atletismo, competição que reuniu boa parte dos principais atletas do país. O clima frio e chuvoso de São Paulo impediu que atletas conquistassem índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio, mas alguns resultados podem ser destacados: Altobelli Silva venceu os 3000m com obstáculos com 8m26s04, batendo o recorde do campeonato, Paulo André foi campeão dos 100m rasos com 10s09, mesmo correndo contra o vento, uma marca bem significativa. O torneio marcou a volta de Darlan Romani às competições depois de ter pego Covid-19, e ele venceu pela 10ª o torneio com 20,46m, marca bem menor do que seu recorde, mas o suficiente para o título. Eliane Martins, com 6,67m no salto em distância, foi destaque também.

Medalhas no triatlo

O Brasil conquistou as medalhas de prata e bronze na etapa de Huatulco, no México, da Copa do Mundo de triatlo, evento que contou com alguns atletas que estarão nas Olimpíadas de Tóquio. Manoel Messias, que está praticamente classificado para as Olimpíadas, foi prata, enquanto Miguel Hidalgo levou o bronze.

Brasileiros na canogem slalom

Ana Sátila,  — Foto:  Buda Mendes/Getty Images

Ana Sátila, — Foto: Buda Mendes/Getty Images

Um caso de Covid-19 na delegação brasileiras impediu que os atletas do país pudessem competir na Copa do Mundo de canoagem slalom, em Praga, na República Tcheca. Na sexta-feira, Ana Satila ainda conseguiu disputar as semifinais do K1, ficou em 14º, mas depois não pôde entrar para o C1. Também classificado para as Olimpíadas, Pedro Gonçalves disputou as eliminatórias do K1 e não avançou para a final, e foi impedido de competir nos demais dias. Os dois testaram negativo para a Covid-19.

Martine e Kahena desistem na regata da medalha

Martine Grael e Kahena Kunze — Foto: Reprodução/Instagram

Martine Grael e Kahena Kunze — Foto: Reprodução/Instagram

Na semana internacional de vela de Cascais, em Portugal, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze chegaram no último dia de provas em quarto lugar, brigando por medalhas. Porém, um resfriado de Kahena, fez com que elas não fossem para a água.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias