Escolas públicas da região noroeste paulista aderiram a um projeto que tem ajudado os estudantes a raciocinar melhor e aprender matemática de um jeito mais divertido. Por meio de jogos de tabuleiro, os adolescentes conseguem fazer contas com maior facilidade. A brincadeira ajuda a treinar raciocínio e estratégia.
De acordo com a professora e pesquisadora da Unesp, Flávia Souza da Silva, o jogo é um recurso que colabora no aprendizado dos estudantes. “É uma forma interessante de se propor problemas. Quando estão jogando, os alunos têm que buscar estratégias e soluções. Com isso, eles aprendem o conteúdo de matemática e desenvolvem outras habilidades, refletindo também no aprendizado de outras disciplinas”, afirma.
O método foi implantado na Escola Estadual Anísio José Moreira, em Mirassol (SP), e o resultado foi positivo. Segundo a professora Andreia Renata Figueira, os alunos estão participando mais das aulas e ajudando uns aos outros. “As aulas acabam tendo mais estímulo. A participação dos alunos é maior, tanto os que já gostam de matemática, quanto aqueles que possuem dificuldade na matéria. Todos se ajudam”, diz.