Diário de São Paulo
Siga-nos

Unesp de Rio Preto cria projeto que facilita aprendizagem de matemática

Escolas públicas da região noroeste paulista aderiram a um projeto que tem ajudado os estudantes a raciocinar melhor e aprender matemática de um jeito mais

Unesp de Rio Preto cria projeto que facilita aprendizagem de matemática
Unesp de Rio Preto cria projeto que facilita aprendizagem de matemática

Redação Publicado em 18/03/2017, às 00h00 - Atualizado às 09h23


Projeto foi desenvolvido em São José do Rio Preto (SP).
Método já foi aderido por 49 escolas da região noroeste paulista.

Escolas públicas da região noroeste paulista aderiram a um projeto que tem ajudado os estudantes a raciocinar melhor e aprender matemática de um jeito mais divertido. Por meio de  jogos de tabuleiro, os adolescentes conseguem fazer contas com maior facilidade. A brincadeira ajuda a treinar raciocínio e estratégia.

Os jogos foram desenvolvidos pelo departamento de matemática da Unesp de São José do Rio Preto (SP), que criou ferramentas para os estudantes aprenderem contas, geometria e fórmulas de maneira mais simples. Por conta da eficácia, a metodologia já está presente em 49 escolas da região de Rio Preto, onde 15 mil alunos já passaram a aprender matemática através desse novo método.

De acordo com a professora e pesquisadora da Unesp, Flávia Souza da Silva, o jogo é um recurso que colabora no aprendizado dos estudantes. “É uma forma interessante de se propor problemas. Quando estão jogando, os alunos têm que buscar estratégias e soluções. Com isso, eles aprendem o conteúdo de matemática e desenvolvem outras habilidades, refletindo  também no aprendizado de outras disciplinas”, afirma.

O método foi implantado na Escola Estadual Anísio José Moreira, em Mirassol (SP), e o resultado foi positivo. Segundo a professora Andreia Renata Figueira, os alunos estão participando mais das aulas e ajudando uns aos outros. “As aulas acabam tendo mais estímulo. A participação dos alunos é maior, tanto os que já gostam de matemática, quanto aqueles que possuem dificuldade na matéria. Todos se ajudam”, diz.

Compartilhe  

últimas notícias