Diário de São Paulo
Siga-nos

Toffoli quer discutir prevenção de homicídios em encontro com Bolsonaro

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, se reunirá na próxima semana com o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro. Entre outros temas,

Toffoli quer discutir prevenção de homicídios em encontro com Bolsonaro
Toffoli quer discutir prevenção de homicídios em encontro com Bolsonaro

Redação Publicado em 01/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h39


O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, se reunirá na próxima semana com o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro. Entre outros temas, Toffoli quer discutir a prevenção a homicídios.

O ministro defende que o debate seja feito entre os representantes dos três poderes. Por isso, quer trabalhar com Executivo e Legislativo para encontrar formas de prevenir assassinatos e desburocratizar processos no Judiciário.

No último domingo (28), quando Bolsonaro foi eleito presidente da República, Toffoli telefonou para parabenizá-lo. Na conversa, combinaram o encontro da semana que vem.

Bolsonaro e Toffoli ficaram de discutir os problemas do país, e o presidente eleito disse que queria ouvir o ministro.

Combate à violência

Uma das pautas de Toffoli, segundo o blog apurou, é como endurecer as penas em relação aos homicídios. Um dos eixos da campanha de Bolsonaro foi o combate à violência.

No discurso de posse na presidência do STF, em setembro, Toffoli elegeu o tema como prioridade. Disse que, como chefe do Poder Judiciário, quer agilizar o julgamento de homicídios no país.

Para Toffoli, cabe ao Executivo formular políticas públicas para prevenção e repressão; ao Legislativo, mudanças na lei para desburocratizar o processo de júri; e ao Judiciário, “realmente realizar esse júri”.

O ministro lembrou que, no voto sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, votou a favor de que, em casos de crime contra a vida dolosos, a eventual condenação pelo júri já leve à execução da pena.

Compartilhe  

últimas notícias