Diário de São Paulo
Siga-nos

“Todo dia morre um ‘George Floyd’ em São Paulo”, diz Orlando Silva

O deputado federal e pré-candidato a Prefeitura de São Paulo pelo PCdoB, Orlando Silva, disse que é preciso repensar a forma das abordagens policiais para

“Todo dia morre um ‘George Floyd’ em São Paulo”, diz Orlando Silva
“Todo dia morre um ‘George Floyd’ em São Paulo”, diz Orlando Silva

Redação Publicado em 18/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h28


Deputado federal é o único pré-candidato negro a Prefeitura de São Paulo e disse que é preciso repensar a forma das abordagens policias

O deputado federal e pré-candidato a Prefeitura de São Paulo pelo PCdoB, Orlando Silva, disse que é preciso repensar a forma das abordagens policiais para preservar a vida dos jovens negros da periferia. A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (18), durante uma entrevista ao vivo que o iG tem feito com os possíveis candidatos ao cargo da gestão municipal. O próximo entrevistado será o empresário Andrea Matarazzo (PSB), nesta sexta-feira (19), às 11h .

“Nasci no bairro de Lobato, região suburbana de Salvador. Vi amigos sendo mortos pela polícia e sonhos serem destruídos. Eu tive sorte de ter acesso a família e a escola. Por isso acredito que é necessário que o estado assuma o seu papel na preservação dessas vidas. A letalidade da polícia em São Paulo cresceu durante a pandemia, veja que loucura”.

Silva foi eleito deputado em 2014 por São Paulo e está em seu segundo mandato legislativo na Câmara. Ele também foi ministro do Esporte do ex-presidente Lula entre 2006 e 2011. Quando questionado sobre a rejeição que pode ter dos eleitores por ter trabalhado ao lado do PT, o parlamentar explica que erros e acertos foram cometidos, mas que tem orgulho da gestão petista.

O Ministério do Esporte, na altura da gestão de Orlando Silva, foi alvo de investigação de desvios de verbas. Após dez anos do processo, o parlamentar assegura que nunca foi convocado para depor. “Não deu em nada porque eram denúncias falsas e vazias que tentaram me atingir. Houve absoluta falta de provas. Não tinha um dado objetivo que me incriminasse. A intenção era apenas gerar um escândalo”.

Orlando Silva dissea ainda que é preciso manter o calendário eleitoral para garantir a manutenção da democracia. O pré-candidato a Prefeitura de São Paulo explica que diante do contexto da pandemia, é necessário contar com profissionais especialista em saúde para que uma estratégia seja elaborada para garantir segurança do eleitor.

Essa é a primeira vez que o PCdoB tem um candidato para entrar na corrida pela Prefeitura de São Paulo. “Time que não joga, não forma torcida”, justifica Orlando.

Políticas municipais na pandemia

Silva diz que o início da pandemia foi bem gerenciada na capital paulista, mas que os anúncios estaduais e municipais sobre o final da quarentena fragilizaram na prática o que de forma simbólica apontava para a flexibilização do distanciamento social.

“A volta do futebol sinaliza um ‘certo retorno a normalidade ‘. Toda vez que o governador ou prefeito diz que tem plano para tal dia, sinaliza para a sociedade de forma simbólica o fim do isolamento. Isso se reflete na prática, com mais pessoas relaxando o isolamento. O que detona a redução da quarentena e, consequentemente, aumenta a propagação do vírus. Isso é um erro”.

iG

Compartilhe  

Tags

últimas notícias