Diário de São Paulo
Siga-nos

Temperatura despenca e pode chegar a 2˚C em São Paulo com a chegada de massa de ar frio

Defesa Civil emitiu um alerta para a prolongamento do frio intenso para os próximos dias

frio
frio

Redação Publicado em 13/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h48


O início da semana em São Paulo é marcado com a chegada de uma onda de frio, que traz previsões de baixas temperaturas para os próximos dias. Nas primeiras horas desta segunda-feira (13), os termômetros registraram 7ºC na zona sul da cidade.

De acordo com o site Climatempo, a máxima para o dia deve chegar a 16ºC. Por outro lado, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta, dizendo que as temperaturas podem chegar a 2ºC em Itapeva e na Serra da Mantiqueira, e 7ºC na capital e na Região Metropolitana.

Para os próximos dias da semana, há previsão de predomínio das baixas temperaturas, com mínimas que podem variar entre 10ºC e 14ºC. Mas, as máximas não devem chegar a 25ºC.

O MetSul informou também que nesta semana, as chuvas, que atingiram muitos municípios paulistas, devem dar uma trégua. Mesmo assim, a população perceberá o aumento de nuvens nos céus, com possibilidade de névoa. Mas, por enquanto, não há previsão de precipitações até o próximo sábado (18), quando são esperados 15,4 milímetros de chuva. Já para o domingo (19), estão previstos 34,2 milímetros.

A Defesa Civil de SP também alertou à população para redobrar os cuidados com o frio intenso que deve se estender para a terça-feira (14). Se a temperatura continuar abaixo dos 13ºC, esse mesmo alerta pode ser feito para os próximos dias.

A Polícia Civil também informou que no último domingo (12), um morador de rua foi encontrado morto numa praça de São Mateus, zona leste de São Paulo. As autoridades investigam se a morte foi provocada por hipotermia, principalmente porque o corpo da vítima não apresentou sinais de violência.

O mês de maio registrou recordes nas quedas de temperatura. Em virtude disso, duas pessoas em situação de rua morreram na capital paulista. A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado anunciaram recentemente que estão trabalhando na distribuição de cobertores e roupas de inverno para os grupos vulneráveis.

No entanto, o frio intenso não é confirmado apenas para o estado de São Paulo, pois ele deve atingir todo o país, especialmente as regiões Sul e Sudeste. A expectativa é de que a massa de ar polar resulte em temperaturas iguais ou menores do que 0ºC para a região Sul.

Na cidade de Porto Alegre (RS), por exemplo, há previsão de mínimas de 4ºC a 5ºC. Enquanto que em Florianópolis (SC), as mínimas podem variar entre 9ºC e 15ºC nos próximos dias. E em Curitiba (PR), a mínima pode alcançar a faixa de 2ºC, com chances de geada em muitos municípios.

Compartilhe  

últimas notícias