Diário de São Paulo
Siga-nos

Tecnologia e MEIs: Microempreendedores agora têm Identidade Digital

Tecnologia e MEIs: Microempreendedores agora têm Identidade Digital
Tecnologia e MEIs: Microempreendedores agora têm Identidade Digital

Redação Publicado em 23/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h19


Tecnologia e MEIs: Microempreendedores agora têm Identidade Digital

Com o avanço da pandemia, os empreendedores estão se reinventando para não deixar “a peteca cair”, mas não é só a criatividade que pode ajudar essa categoria tão importante para o sustento de incontáveis famílias e, claro, para a economia do país. O dia a dia de quem toca um negócio também inclui resolver pendências e exige organização com a rotina pessoal, para evitar problemas na operação do pequeno negócio.

E é aí que a tecnologia se torna indispensável. Ainda mais quando se está estabelecido o distanciamento social e a internet se torna o meio principal de comunicação. Neste contexto, a Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil, lança a primeira Identidade Digital para o Microempreendedor Individual, o Certificado Digital e-CPF MEI. Com um preço especial – apenas R$ 4 mensais ou R$ 48 anuais-, uso ilimitado e armazenamento na nuvem, o e-CPF MEI funciona como uma assinatura de próprio punho permitindo a realização de incontáveis serviços na internet.

“A inclusão tecnológica, somada a outra ações, é fundamental para que os MEIs tenham mais tempo para desenvolverem os seus negócios e, com isso, participarem ainda mais efetivamente da movimentação da economia do nosso país”, explica Leonardo Gonçalves, diretor de Relações Institucionais da Certisign.

Onde e como o MEI pode usar o Certificado Digital e-CPF

Segundo Gonçalves, existem muitas aplicações que são compatíveis com o Certificado Digital e outras as quais devem surgir nos próximos meses devido as iniciativas do governo, que deseja digitalizar cada vez mais seus serviços para facilitar a vida dos cidadãos. E o Certificado é a única tecnologia que garante a autenticidade das operações realizadas pela internet.

Veja algumas aplicações já disponíveis:

Assinatura de documentos, como contratos e procurações. “Grande parte das empresas já estão migrando o processo de assinatura de contratos com parceiros e fornecedores para o meio digital usando o Certificado, e quem ainda está na fase do papel e caneta pode ficar de fora. Com o e-CPF MEI é possível pode assinar qualquer tipo de documento a qualquer hora e de qualquer lugar, basta ter conexão à internet. Isso permite ao microempreendedor expandir sua área de atuação por meio de acordos com empresas de todo o Brasil”.

Resolução de pendências no Portal da Receita Federal (e-CAC), bem como participar dos leilões on-line do órgão;

Envio da declaração do Imposto de Renda com mais facilidade. “Usando o Certificado, o MEI tem acesso a declaração pré-preenchida, na qual é preciso apenas conferir as informações, corrigindo e acrescentando dados, se necessário. Isso diminui as chances de malha fina devido a omissões e, até mesmo, por conta de erros de digitação. Vale dizer, ainda, que os contribuintes que enviam a declaração com o Certificado têm prioridade na restituição, caso tenham direito”.

Serviços digitais que os governos estadual e federal oferecem.

MEIs em alta

O crescimento microempreendedorismo no Brasil é uma realidade irrefutável. Segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, levantados no dia 25 de abril, o País já conta com o registro de mais de 10 milhões de MEIs, que representa uma alta de 10,6% na comparação com o final do ano passado (9,43 milhões).

Compartilhe  

últimas notícias