Diário de São Paulo
Siga-nos

Sem reforços, Cuca busca opções para driblar problemas no Santos e vê resultado em campo

A falta de reforços no Santos, punido pela Fifa e impedido de registrar novos jogadores, faz o técnico Cuca "quebrar a cabeça" para encontrar soluções. Mas o

Santos
Santos

Redação Publicado em 07/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h01


Técnico escolhe Lucas Braga e Soteldo diante do Boca e melhora marcação e criatividade

A falta de reforços no Santos, punido pela Fifa e impedido de registrar novos jogadores, faz o técnico Cuca “quebrar a cabeça” para encontrar soluções. Mas o treinador tem conseguido.

Na última quarta-feira, na partida de ida da semifinal da Libertadores, contra o Boca Juniors, Cuca mudou um pouco a forma de jogar do Santos para resolver duas preocupações: a marcação no lado esquerdo e o setor de criação.

Com todos os jogadores à disposição, Cuca decidiu formar o meio de campo com Alison, Diego Pituca e o atacante Soteldo. Na ponta esquerda, Lucas Braga foi o escolhido. As alterações, agora, podem se tornar o “novo normal” no Santos.

Cuca conversa com jogadores no intervalo: mudanças surtem efeito — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Cuca conversa com jogadores no intervalo: mudanças surtem efeito — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Internamente, Soteldo é visto como um jogador mais ofensivo e sem tantas características que possam contribuir com a marcação no lado esquerdo da defesa do Santos. Marinho, por exemplo, está mais acostumado a ajudar o lateral-direito Pará.

Diante da LDU, na altitude de Quito, no Equador, Soteldo já havia sido escalado como meia para que Jean Mota ajudasse Felipe Jonatan na marcação do lado esquerdo. O armador, porém, sentiu o desgaste e acabou substituído, mas a ideia de utilizar o camisa 10 no meio de campo foi levada adiante.

No período em que Soteldo estava com Covid-19, Lucas Braga cresceu de produção e mostrou a Cuca exatamente o que o técnico esperava: velocidade na frente e capacidade de recompor defensivamente para ajudar Felipe Jonatan.

Lucas Braga foi titular contra o Boca Juniors — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Lucas Braga foi titular contra o Boca Juniors — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Agora, Cuca, dependendo das características do adversário, deve manter a dupla no time. Assim, ele resolve dois problemas: o da marcação e o da criação. Soteldo, pelo meio, é visto como boa opção para criar jogadas e utilizar o improviso para desmontar defesas adversárias.

Até a partida de volta contra o Boca Juniors, na próxima quarta-feira, o Santos terá apenas o clássico contra o São Paulo, no domingo, às 16h (de Brasília), para definir quem será titular na Vila Belmiro, por uma vaga na final da Libertadores.

om o bom desempenho da dupla no empate em 0 a 0 na Bombonera, a tendência é de que a escalação seja mantida diante do Boca Juniors.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias