Diário de São Paulo
Siga-nos

Salão do Automóvel de São Paulo: veja 30 curiosidades das 30 edições

Iniciado há 58 anos, Salão do Automóvel de São Paulo não é tão antigo quanto as feiras de Paris ou Detroit, ambas centenárias. Porém, a mostra paulista, que

Salão do Automóvel de São Paulo: veja 30 curiosidades das 30 edições
Salão do Automóvel de São Paulo: veja 30 curiosidades das 30 edições

Redação Publicado em 05/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 07h18


Veja fotos e vídeos dos quase 60 anos de feira. Mostra viu de superesportivo brasileiro à ‘invasão’ chinesa, além de carros apreendidos pela PF e crise nos anos 80.

Iniciado há 58 anos, Salão do Automóvel de São Paulo não é tão antigo quanto as feiras de Paris ou Detroit, ambas centenárias. Porém, a mostra paulista, que acontece a cada 2 anos, completa o importante marco de 30 edições em 2018.

A feira abre as portas nesta terça-feira (6), para a imprensa, e na quinta (8) ao público. O G1 listou 30 curiosidades sobre o maior salão de automóveis da América Latina e mostra vídeos históricos; confira abaixo.

  • primeira edição foi em 1960, e reuniu 12 fabricantes;
  • primeira “casa” foi o Parque do Ibirapuera, que abrigou o salão no então chamado Pavilhão da Indústria e do Comércio;
Salão do Automóvel de 1960 — Foto: Divulgação

Salão do Automóvel de 1960 — Foto: Divulgação

  • As montadoras da edição de estreia foram Willys Overland, DKW-Vemag, General Motors, Ford, FNM, Simca, Volkswagen, Toyota, Romi-Isetta, International Harvester, Scania Vabis e Mercedes-Benz;
  • Destas, International, Scania e Mercedes produziam somente caminhões e ônibus; esses veículos também participaram do salão em diversas edições;
Salão do Automóvel de 1960 — Foto: Divulgação

Salão do Automóvel de 1960 — Foto: Divulgação

  • 400 mil visitantes foram ao primeiro Salão, cujos maiores destaques foram o Fusca, o Simca Chambord e o Romi-Isetta;
  • Até a 3ª edição, em 1962, o evento era anual;
  • mudança para o Anhembi foi apenas em 1970, na 7ª edição;
Salão do Automóvel de 1976 — Foto: Divulgação

Salão do Automóvel de 1976 — Foto: Divulgação

  • O Anhembi foi a “casa” do evento por mais tempo, até 2014;
  • Com o mercado em crise e queda de 40% nas vendas de veículos, a edição de 1980 não foi realizada;
  • A edição de 1983 foi especial, destinada aos veículos a álcool; naquela época, os veículos movidos ao combustível de origem vegetal eram incentivados pelo governo
  • Na ocasião, as fabricantes deram lugar aos revendedores, e o público podia comprar os veículos;
Salão do Automóvel de 1986 teve carros importados e ausência de fabricantes nacionais

Salão do Automóvel de 1986 teve carros importados e ausência de fabricantes nacionais

  • Em 1986, as montadoras decidiram novamente não participar do evento, por conta da crise no setor e no país;
  • A organização decidiu, então, importar 59 veículos, como o Porsche 911 e a Ferrari 348; naquela época, o mercado brasileiro era fechado para veículos importados;
Salão do Automóvel de 1988, quando o mercado ainda não tinha veículos importados — Foto: Oswaldo Luiz Palermo/Estadão Conteúdo/Arquivo

Salão do Automóvel de 1988, quando o mercado ainda não tinha veículos importados — Foto: Oswaldo Luiz Palermo/Estadão Conteúdo/Arquivo

  • Em 1988, com a falta de grandes lançamentos, a estrela do evento foi a injeção eletrônica;
Salão do Automóvel de 1988 tem estreia da injeção eletrônica

Salão do Automóvel de 1988 tem estreia da injeção eletrônica

  • A edição de 1990 foi a 1ª após a abertura do mercado para importadoras;
  • Mas os importados “bombaram” mesmo dois anos depois, com a marcas como BMW, Mercedes-Benz e Jaguar;
Salão do Automóvel de 1996 — Foto: Divulgação

Salão do Automóvel de 1996 — Foto: Divulgação

  • Em 1996, quando o salão de tornou internacional, um susto. A estrutura do estande da Volkswagen caiu durante a apresentação para jornalistas, deixando feridos;
  • Em 2014, outro susto. Um Fiat 500 Cabrio que ficava girando em uma estrutura suspensa despencou de uma altura de cerca de 2 metros. Ninguém se feriu, e o carro voltou a ser exposto dias depois;
Estrutura que exibia um Fiat 500 no ar cedeu e derrubou o carro. Ninguém se feriu no acidente — Foto: Alan Morici/G1

Estrutura que exibia um Fiat 500 no ar cedeu e derrubou o carro. Ninguém se feriu no acidente — Foto: Alan Morici/G1

  • Na edição de 2006, a Lamborghini teve seis carros levados do Salão pela Polícia Federal por suspeita de irregularidades na importação. Eles voltaram ao Anhembi dias depois;
Salão do Automóvel de 2006 teve carros da Lamborghini apreendidos pela PF

Salão do Automóvel de 2006 teve carros da Lamborghini apreendidos pela PF

  • O salão de 2010 foi o da “invasão chinesa”, com 9 marcas do país: Lifan, Haima, Brilliance, Chana, Chery, Lifan, JAC Motors, Hafei e Effa Motors. Elas estavam chegando ao mercado com preços competitivos, mas, 1 ano depois, o governo impôs o “Super IPI” aos importados, que acabou atingindo em cheio as chinesas.
  • A edição 2010 também teve um superesportivo brasileiro, o Vorax;
Rossim Bertim Vorax — Foto: Raul Zito/G1

Rossim Bertim Vorax — Foto: Raul Zito/G1

  • Só que, assim como Haima e Brilliance, o Vorax nunca foi lançado oficialmente;
  • Em 2012, Neymar foi chamado pela Volkswagen para promover o Gol renovado. O jogador chegou ao Salão dirigindo uma unidade;
Neymar deixa Salão do Automóvel de 2014 em um Audi R8 — Foto: Divulgação

Neymar deixa Salão do Automóvel de 2014 em um Audi R8 — Foto: Divulgação

  • Horas depois, deixou o Anhembi em grande estilo: a bordo de um Audi R8, emprestado pela marca alemã;
  • A edição de 2014, segundo a organização, teve o público recorde de 756 mil visitantes. Foi a última no Anhembi;
Salão do Automóvel de 2014 teve recorde de público — Foto: Divulgação

Salão do Automóvel de 2014 teve recorde de público — Foto: Divulgação

  • Em 2016, o Salão foi realizado pela primeira vez no São Paulo Expo, onde acontecerá novamente em 2018;
  • O local, além de maior, possui ar-condicionado, resolvendo um dos problemas crônicos do Anhembi;
Salão do Automóvel de 2016 foi realizado no São Paulo Expo pela primeira vez — Foto: André Paixão/G1

Salão do Automóvel de 2016 foi realizado no São Paulo Expo pela primeira vez — Foto: André Paixão/G1

  • No último Salão, foram expostos mais de 500 carros, e os participantes puderam fazer test-drive de várias marcas;
  • A edição de 2018 terá a ausência de Jaguar, Land Rover, Peugeot e Citroën;
  • Ainda assim, serão 29 fabricantes: Audi, BMW, Chery, Chevrolet, Chrysler, Dodge, Ferrari, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Lamborghini, Lexus, Lifan, Maserati, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Porsche, Rolls-Royce, Subaru, Suzuki, Toyota, Troller e Volkswagen.
Compartilhe  

últimas notícias