Diário de São Paulo
Siga-nos

Poupatempo faz segundo mutirão do ano para renovação de CNH em SP neste sábado

O Poupatempo realiza neste sábado (22) o segundo mutirão do ano para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com cerca de 10 mil vagas de

Poupatempo faz segundo mutirão do ano para renovação de CNH em SP neste sábado
Poupatempo faz segundo mutirão do ano para renovação de CNH em SP neste sábado

Redação Publicado em 22/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h29


Objetivo é atender motoristas que tiveram habilitação vencida entre maio e junho do ano passado e, agora, devem renovar até dia 31; é necessário fazer agendamento do serviço.

O Poupatempo realiza neste sábado (22) o segundo mutirão do ano para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com cerca de 10 mil vagas de atendimento para este serviço em todo o estado de São Paulo.

O serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada um dos 100 postos do programa, mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente pelos canais eletrônicos, no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), no aplicativo Poupatempo Digital e em totens de autoatendimento.

Usuários que tiverem realizado o agendamento e não puderem comparecer, por algum imprevisto, devem excluir o horário agendado para que novas vagas sejam abertas.

No primeiro dia do mutirão, que aconteceu no último sábado (15), o Poupatempo registrou mais de 4.000 atendimentos em todo o estado. Um outro está marcado para acontecer ainda este mês, no dia 29.

O atendimento está priorizando motoristas com CNHs vencidas entre maio e junho de 2020, que têm até 31 de janeiro para regularizar a carteira, segundo o novo cronograma divulgado pelo Detran-SP (veja mais informações abaixo),e os que precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.

Como fazer a renovação

Para fazer a chamada “renovação simplificada da CNH”, ou seja, sem alteração de dados pessoais (no máximo, a mudança do status de atividade remunerada), o motorista não precisar comparecer a uma unidade do Poupatempo.

Basta solicitar o processo via site ou aplicativo e seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

De acordo com o governo do estado, entre janeiro e dezembro de 2021, aproximadamente 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, 4,5 milhões de solicitações, cerca de 65%, foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo.

Desde o início da pandemia, a modalidade de atendimento presencial do programa está voltada para serviços indisponíveis na plataforma online e para renovações de CNH que requerem alterações no documento.

Novos prazos da CNH

Carteiras com vencimento em maio de 2020 ou junho de 2020 tiveram prazo de renovação estendido para 31 de janeiro de 2022. Veja as novas datas estabelecidas para outros grupos:

  • jul/20 e ago/20 – renovação até fevereiro de 2022;
  • set/20 e out/20 – renovação até março de 2022;
  • nov/20 e dez/20 – renovação até abril de 2022;
  • jan/21 e fev/21 – renovação até maio de 2022;
  • mar/21 e abr/21 – renovação até junho de 2022;
  • mai/21 e jun/21 – renovação até julho de 2022;
  • jul/21 e ago/21 – renovação até agosto de 2022;
  • set/21 e out/21 – renovação até setembro de 2022;
  • nov/21 e dez/21 – renovação até outubro de 2022.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias