Diário de São Paulo
Siga-nos

O SUS E O PACIENTE

Não há dúvida que o Sistema Único de Saúde (SUS) é dos melhores modelos de assistência que existe no mundo. Em países da Europa e mesmo nos Estados Unidos, a

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 19/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h35


Não há dúvida que o Sistema Único de Saúde (SUS) é dos melhores modelos de assistência que existe no mundo. Em países da Europa e mesmo nos Estados Unidos, a assistência médica não tem o mesmo viés do SUS. Em todas as pesquisas sobre o setor, cerca de 60% dos usuários reclamam do mau atendimento. Ou seja, quando este percentual aponta o atendimento como o maior problema, obviamente está colocando em xeque todo o sistema.

Faltam médicos, leitos, equipamentos básicos como luvas e máscaras. Mas nem essas falhas são suficientes para encorpar uma luta pelo fim do SUS. Pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento, mesmo com as deficiências visíveis, de alguma forma conseguem enxergar um horizonte. Em Rio Preto, por exemplo, a maior reclamação é quanto aos prazos estabelecidos para a realização de exames mais complexos. Por outro lado, pacientes conseguem sair das Unidades com medicamentos que conseguiriam comprar nas farmácias. Os usuários dizem que às vezes o atendimento é demorado. Todos apontam o cerne da questão como sendo à gestão.

Compartilhe  

últimas notícias