81% de população brasileira já está com acesso a nova faixa de internet

Milleny Ferreira Publicado em 04/12/2023, às 10h43
Foi liberado nesta segunda-feira (4), o uso da internet em 5G para mais da metade da população total do Brasil, ou seja, 81% de população brasileira.
Dentro e todas as regiões, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)disponibilizou a internet 5G para um pouco mais de 623 municípios, tendo isso, foram 3.079 cidades que passaram a ter a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G de internet.
O 5G terá impacto direto na atração de empresas para São Paulo, com geração de emprego e renda. Sem falar no avanço que a tecnologia trará para áreas como saúde, educação, segurança e mobilidade", diz o presidente da Investe São Paulo, Rui Gomes.
Podemos considerar esse o primeiro passo para que todas as prestadoras logo adotem o novo modelo de lotes de quinta geração de estações de internet.
De acordo com a CNN Brasil, em casos de negação, a população pode a Lei nº 13.116, que se chama “Lei Geral das Antenas”, para que as operadoras saibam onde os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura.
A Anatel, prevê e planeja que o Brasil chegue em junho de 2024 com 3.678 municípios liberados para a tecnologia.
Mais da metade das pessoas que já estão com acesso a essa tecnologia avançada são de São Paulo, já que a faixa está liberada em todo o estado.
Usuários de antenas parabólicas devem o mais rápido, trocarem de equipamento para as transmissões da TV aberta, essa solicitação não haverá nenhum custo, já que o governo de São Paulo visa que até o fim de 2024, todos os equipamentos antigos sejam desligados, para evitar interferências com o 5G.
Para ter acesso à antena digital sem custos, é necessário ser beneficiária de algum programa social do governo federal. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo

Fã tatua nome de Neymar no rosto e promete nova homenagem caso Brasil conquiste o hexa

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas