Diário de São Paulo
Siga-nos
Tecnologia

Sinal 5G de internet é liberado nesta segunda (4)

81% de população brasileira já está com acesso a nova faixa de internet

Sinal 5G de internet é liberado nesta segunda (4) - Imagem: Reprodução Freepik
Sinal 5G de internet é liberado nesta segunda (4) - Imagem: Reprodução Freepik

Milleny Ferreira Publicado em 04/12/2023, às 10h43


Foi liberado nesta segunda-feira (4), o uso da internet em 5G para mais da metade da população total do Brasil, ou seja, 81% de população brasileira.

Dentro e todas as regiões, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)disponibilizou a internet 5G para um pouco mais de 623 municípios, tendo isso, foram 3.079 cidades que passaram a ter a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G de internet. 

O 5G terá impacto direto na atração de empresas para São Paulo, com geração de emprego e renda. Sem falar no avanço que a tecnologia trará para áreas como saúde, educação, segurança e mobilidade", diz o presidente da Investe São Paulo, Rui Gomes.

Podemos considerar esse o primeiro passo para que todas as prestadoras logo adotem o novo modelo de lotes de quinta geração de estações de internet.  

De acordo com a CNN Brasil, em casos de negação, a população pode a Lei nº 13.116, que se chama “Lei Geral das Antenas”, para que as operadoras saibam onde os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura.

A Anatel, prevê e planeja que o Brasil chegue em junho de 2024 com 3.678 municípios liberados para a tecnologia.

Mais da metade das pessoas que já estão com acesso a essa tecnologia avançada são de São Paulo, já que a faixa está liberada em todo o estado.

Usuários de antenas parabólicas devem o mais rápido, trocarem de equipamento para as transmissões da TV aberta, essa solicitação não haverá nenhum custo, já que o governo de São Paulo visa que até o fim de 2024, todos os equipamentos antigos sejam desligados, para evitar interferências com o 5G.

Para ter acesso à antena digital sem custos, é necessário ser beneficiária de algum programa social do governo federal. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento.

Compartilhe  

últimas notícias