Diário de São Paulo
Siga-nos
Inteligência Artificial

Ministério da Justiça planeja incluir uso de IA no combate de crimes

Os testes desta nova estratégia ainda serão iniciados, porém, o uso da IA segue como prioridade para 2025

Ministério da Justiça planeja incluir uso de IA no combate de crimes - Imagem: reprodução Agência Brasil
Ministério da Justiça planeja incluir uso de IA no combate de crimes - Imagem: reprodução Agência Brasil

Milleny Ferreira Publicado em 13/06/2024, às 14h44


Nesta semana, o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou que irá iniciar estudos para regulamentar o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) para auxiliar no combate à lavagem de dinheiro.

Esta medida foi prontamente aprovada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), e o uso das  “tecnologias disruptivas” na intenção de mapear os ativos ilícitos já passou a ser uma prioridade para o próximo ano.

A Enccla já está vinculada ao órgão e reúne consigo mais de 90 instituições públicas pertencentes aos Três Poderes, e foi definido durante a última quarta-feira (12) os eixos temáticos para 2025.

De acordo com o portal da CNN Brasil, além do uso da IA, serão feitos estudos para combate às fraudes eletrônicas, à lavagem de dinheiro no âmbito ambiental e ao crime organizado inserido em cadeias econômicas produtivas.

Vale ressaltar que o Ministério da Justiça está aberto para receber novas sugestões que sejam capazes de fundamentar o encaminhamento das políticas públicas nessas áreas. No período de enviar sugestões estará aberto até 2 de agosto de 2025.

Compartilhe  

últimas notícias