Diário de São Paulo
Siga-nos
Internet Brasil

Estudantes de baixa renda receberão chips para acesso à internet

Iniciativa foi criada durante o Governo Bolsonaro visando promover inclusão digital na educação básica

Internet Brasil - Imagem: Divulgação
Internet Brasil - Imagem: Divulgação

Marina Milani Publicado em 21/03/2024, às 08h45


Estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) serão beneficiados pelo programa Internet Brasil, uma parceria entre os ministérios das Comunicações e da Educação. O objetivo principal do programa é garantir o acesso à internet para alunos da educação básica da rede pública, facilitando o acesso à informação e contribuindo para a retenção escolar.

Segundo informações do Ministério das Comunicações, o programa visa democratizar o acesso à informação, proporcionando uma ferramenta essencial para a aprendizagem e favorecendo a implementação de novos formatos de ensino. Inicialmente, o Internet Brasil atendeu estudantes de escolas públicas que fazem parte do Programa Nordeste Conectado, contemplando unidades de ensino em municípios como Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE).

Posteriormente, o programa foi expandido para beneficiar alunos de outros seis municípios de Minas Gerais, incluindo Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia. Na última terça-feira (12), ocorreu mais uma ampliação do programa, passando a atender estudantes das redes estaduais de ensino do Amapá, da Bahia, do Maranhão, do Pará e do Rio Grande do Norte.

Essa iniciativa representa um avanço significativo na promoção da inclusão digital, especialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao garantir o acesso à internet, o programa Internet Brasil abre portas para o desenvolvimento acadêmico e pessoal desses jovens, possibilitando uma educação mais acessível e conectada com os desafios do mundo contemporâneo.

A expectativa é que essa ação contribua não apenas para o fortalecimento da educação básica, mas também para a redução das desigualdades sociais ao proporcionar oportunidades iguais de acesso à informação e ao conhecimento. O programa Internet Brasil representa um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva por meio da educação e da tecnologia.

Compartilhe  

últimas notícias