Diário de São Paulo
Siga-nos

‘Voltarei a viver’, diz costureira após cirurgia para retirar tumor gigante do pescoço

Após mais de seis meses convivendo com um tumor maligno do tamanho de uma laranja no pescoço, a costureira de Salto de Pirapora (SP) passou por cirurgia no

‘Voltarei a viver’, diz costureira após cirurgia para retirar tumor gigante do pescoço
‘Voltarei a viver’, diz costureira após cirurgia para retirar tumor gigante do pescoço

Redação Publicado em 09/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h46


Idosa evitava sair de casa por vergonha do tumor, do tamanho de uma laranja, retirado após mais de seis meses de espera. Secretaria Estadual de Saúde informou que casos urgentes foram priorizados.

Após mais de seis meses convivendo com um tumor maligno do tamanho de uma laranja no pescoço, a costureira de Salto de Pirapora (SP) passou por cirurgia no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). “Finalmente voltarei a viver”, disse em entrevista ao G1.

O procedimento, que chegou a ser desmarcado em julho, foi realizado na segunda-feira (6) e, de acordo com a idosa, durou cerca de cinco horas. Carmem Sylvia Afonso Pereira, de 62 anos, deve ter alta médica até esta quinta-feira (9).

“Estou aliviada, graças a Deus deu tudo certo. No começo estava com medo de ficar com algumas sequelas, como boca torta ou sem fechar o olho, mas deu tudo certo”, comemora.

Core para retirada do tumor saiu detrás da orelha (Foto: Arquivo Pessoal)

Core para retirada do tumor saiu detrás da orelha (Foto: Arquivo Pessoal)

Para a retirada do tumor, os médicos fizeram um corte desde a parte de trás da orelha que desceu até o peito da costureira. Segundo ela, a intervenção foi maior para a retirada de pele usada em um enxerto no rosto. A idosa ainda não sabe quanto pesou o tumor.

Carmem fez questão de frisar que após a cirurgia, a vida vai mudar. Antes, ela tinha vergonha de sair de casa e ir à festas por conta da aparência.

Ao G1, ela disse que não irá abandonar o tratamento. “Como era um câncer, o tecido retirado vai ser analisado e eu vou continuar fazendo acompanhamento médico”, disse.

Carmem recebeu visita da família durante recuperação no Conjunto Hospitalar de Sorocaba  (Foto: Arquivo Pessoal)

Carmem recebeu visita da família durante recuperação no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (Foto: Arquivo Pessoal)

Cancelamento

Em julho, Carmem contou ao G1 que a cirurgia havia sido remarcada por falta de fio de sutura. Na época, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a paciente teve o procedimento adiado porque o hospital priorizou casos mais graves.

Na época, a costureira ainda relembrou a dor que enfrentava por conta do tumor no pescoço. “Estou chateada e triste. Além de doer muito, é complicado fazer atividades básicas, como tomar banho e falar ao telefone.”

Cirurgia que seria realizada no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (SP) foi cancelada pela segunda vez  (Foto: Maria Aparecida Pereira/Arquivo Pessoal)

Cirurgia que seria realizada no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (SP) foi cancelada pela segunda vez (Foto: Maria Aparecida Pereira/Arquivo Pessoal)

Compartilhe