Diário de São Paulo
Siga-nos

Sirsasana: como fazer a postura mais desafiadora da yoga

Olá, tudo bem com você? Hoje eu vou dar uma pausa na história do yoga, que eu tinha planejado para esse nosso encontro, para falar sobre ser 50+. Amanhã

YOGA
YOGA

Redação Publicado em 19/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h52


Na véspera de seu aniversário de 50 anos, Adriana Camargo celebra ensinando o passo a passo da parada de cabeça. Veja o vídeo

Olá, tudo bem com você? Hoje eu vou dar uma pausa na história do yoga, que eu tinha planejado para esse nosso encontro, para falar sobre ser 50+. Amanhã completo minha 50ª volta ao sol… Com muita saudação a ele, inclusive! E é tão especial estar aqui hoje, podendo trocar com você todas as minhas experiências e conhecimentos adquiridos nesses 22 anos de prática de yoga. No vídeo de hoje, eu vou mostrar para você a postura que mais desafiou até hoje, a Shirshasana, ou parada de cabeça, chamada também de invertida sobre a cabeça. Quando eu finalmente a executei com perfeição, senti a maior e melhor de todas as energias correr pelas minhas veias: a superação.

As pessoas sempre me perguntam qual a idade máxima para começar a praticar o yoga, e eu sempre respondo que não há, a melhor idade para começar a praticar é quando você tem vontade, quando você se sente pronto. E não há mesmo, eu comecei a praticar com 28 anos, e por mais que eu já fosse maratonista, a flexibilidade foi um desafio enorme para mim. Mas quando a gente gosta, se identifica, tem prazer em desafiar nossos limites até conseguir executar da forma correta, quando isso acontece o prazer é enorme. Mas é claro que quanto antes você começar, mais rápido seu corpo vai responder e se adaptar aos movimentos, seria hipocrisia dizer o contrário.

O mais importante é sempre respeitar os limites do seu corpo, respeitar a dor e procurar entender que tipo de dor está sentindo. Mas é muito importante também não deixar que o medo te faça congelar diante de uma postura que seu corpo poderia ter total facilidade para executar, mas por parecer arriscada você nem tenta fazer.

Eu sempre falo para meus alunos que não devemos ter pressa, devemos ter metas, devemos usar a energia sem tensão. O importante é começar, é escolher praticar, e o seu corpo, a sua idade, o seu tempo destinado à prática é que vão escrever o seu caminho no yoga.

Adriana Camargo demonstra o sirsasana, a postura invertida mais famosa da yoga — Foto: Divulgação / Léo Martins

Adriana Camargo demonstra o sirsasana, a postura invertida mais famosa da yoga — Foto: Divulgação / Léo Martins

Como já conversamos aqui existem vários tipos de yoga, e todos eles são para todas as idades. Uma pessoa de 60 ou 70 anos que decidir iniciar praticar o yoga conhece seu corpo e suas limitações, e se estiver determinada vai encontrar uma prática de yoga que a atenda. As posturas invertidas podem ser desafios enormes para algumas pessoas, e até mesmo para jovens, principalmente pela questão do medo, mas podem ser desafios extremante prazerosos para pessoas com mais de 50 anos pela satisfação de conseguir ainda ver o mundo de pernas para o ar.

Chegar aos 50 anos como estou chegando, exercendo a atividade que mais me traz prazer e felicidade no meu dia a dia, trabalhando com o que mais amo, vivendo do que acredito, é inexplicável. Chegar aos 50 anos com duas filhas maravilhosas (que eu tive aos 40 hein?!), cheia de energia para jogar bola, correr, subir em árvores e fazer tudo que tenho vontade com elas é inexplicável. Chegar aos 50 anos com o coração pleno do amor que troco com o companheiro que escolhi passar a minha vida é inexplicável.

Acho que nosso propósito nessa existência é quebrar paradigmas, é ultrapassar limites, é mudar e transmitir que somos e podemos ser quem quisermos ser, que podemos fazer e construir tudo que quisermos no momento em que quisermos.

Com orgulho, assumo que a partir de hoje essa colunista que vos escreve é 50+!

Vem comigo. Vamos de yoga!

Namastê!

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do GE / Eu Atleta.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias