A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (18) a antecipação de 5 feriados municipais e uma mudança no horário do rodízio para tentar aumentar o
Redação Publicado em 18/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h11
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (18) a antecipação de 5 feriados municipais e uma mudança no horário do rodízio para tentar aumentar o isolamento social e conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade.
O funcionamento do rodízio, que passará a ser das 20h às 5h, entra em vigor na próxima segunda (22).
A Prefeitura antecipou os feriados municipais de Corpus Christi (em junho) e Consciência Negra (em novembro) de 2021 e também o Aniversário de São Paulo (janeiro) de 2022 e Corpus Christi e Consciência Negra do próximo ano.
Com a antecipação dos feriados municipais, não haverá dia útil na cidade entre 26 de março e 4 de abril.
Veja como fica o calendário:
A medida visa reduzir a circulação de pessoas nas ruas e mira setores da indústria e empresas que ainda seguem funcionando durante a fase emergencial, em vigor em todo o estado desde a última segunda-feira (15).
“Vamos antecipar os dois feriados municipais que temos esse ano e os três municipais que temos em 2022 para que a gente possa reduzir a circulação de pessoas. Esses cinco feriados serão antecipados para os dias 26, 29, 30, 31 e dia 1°, juntando, inclusive, com o feriado nacional, que nós temos na sexta-feira (2)”, afirmou Covas.
“Portanto, nós teremos um prazo que vai de 26, sexta-feira, até dia 4 de abril, domingo, sem dia útil, para poder exatamente forçar a cidade a parar”, completou o prefeito.
Não é a primeira vez que a gestão de Covas decide antecipar feriados como estratégia para frear a contaminação pelo coronavírus. Em maio de 2020, a prefeitura antecipou os feriados de Corpus Christi e o da Consciência Negra.
“O município vai repetir uma medida que deu certo no ano passado que é a antecipação dos feriados municipais. Nós vamos antecipar os dois feriados municipais que nós temos neste ano e antecipar os três feriados municipais que nós temos em 2022 para que a gente possa reduzir a circulação de pessoas”, afirmou o prefeito.
Nesta quinta (18), Covas defendeu que a antecipação no ano passado trouxe uma “uma melhora nos índices de circulação” e citou “bons índices de 60% [de isolamento social]”.
Entretanto, a taxa não chegou a 60% em nenhum dos dias de feriado antecipado em 2020.
Na época, os índices ficaram entre 49% e 52% nos dias de semana e chegou à máxima de 57% apenas em um domingo, número 1 ponto percentual acima do valor identificado no domingo em que não houve feriado prolongado.
Por G1
Leia também
VÍDEO - casal é flagrado fazendo sexo em banheiro de avião
VÍDEO: pastor é flagrado fazendo sexo com menor de idade nos fundos de igreja
FLAGRA! Virgínia pega Zé Felipe em momento íntimo com influenciador e momento viraliza; veja vídeo
Chefe do tráfico é acusado de espancar esposa por suspeita de traição
Pai comete suicídio logo após matar a própria filha
Andressa Urach choca seguidores ao revelar quantas vezes faz sexo com o namorado por dia
Vivi Wanderley quebrou o silêncio sobre a polêmica envolvendo Marina Sena e seu ex, Juliano Floss
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
FIM! Bianca Andrade e modelo italiano terminam relacionamento
Prazo do STF para X comprovar representação legal no Brasil termina esta noite