Diário de São Paulo
Siga-nos
VENEZUELA

Costa Rica oferece asilo a opositores do Governo Maduro

País está de braços abertos para conceder asilo a todos que enfrentam perseguições políticas na Venezuela

Costa Rica oferece asilo a opositores do Governo Maduro - Imagem: Reprodução / Instagram / @egonzalezurrutia
Costa Rica oferece asilo a opositores do Governo Maduro - Imagem: Reprodução / Instagram / @egonzalezurrutia

William Oliveira Publicado em 31/07/2024, às 14h44


Nesta terça-feira (30), a Costa Rica ofereceu asilo político para os principais opositores venezuelanos do regime de Maduro, a líder María Corina Machado e Edmundo González, que concorreu às eleições contra Nicolás Maduro.

“Fomos informados de que há mandados de prisão, ordens de prisão e captura contra María Corina Machado e Edmundo González na Venezuela. Estamos dispostos a conceder asilo político e refúgio a ambos e a todas as pessoas perseguidas politicamente no país, especialmente aquelas que estão a refuguar-se na embaixada argentina”, afirmou o chanceler Arnoldo André

Apesar da oferta, María Corina expressou sua profunda gratidão, mas reafirmou sua decisão de permanecer em solo venezuelano, "continuando a luta" ao lado de seu povo.

Ainda segundo o chanceler, a Costa Rica está de braços abertos para conceder asilo político a todos que enfrentam perseguições políticas na Venezuela, justificando a oferta com base nas ordens de prisão emitidas contra os dois opositores.

As eleições na Venezuela ocorreram no último domingo (28), onde Maduro recebeu 51,2% dos votos, enquanto Edmundo González obteve 44,2%. No entanto, a vitória de Nicolás Maduro foi envolta em dúvidas e contestações por parte da oposição, que alegou fraude.

Compartilhe