Diário de São Paulo
Siga-nos

Mulher é internada em estado grave após ser picada por escorpião em Tanabi

Uma atendente de 37 anos está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto (SP) após ter

Mulher é internada em estado grave após ser picada por escorpião em Tanabi
Mulher é internada em estado grave após ser picada por escorpião em Tanabi

Redação Publicado em 01/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 12h20


Atendente foi picada na varanda de casa na zona rural de Tanabi (SP).
Segundo biólogos, nessa época escorpiões saem em busca de comida.

Uma atendente de 37 anos está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto (SP) após ter sido picada por um escorpião na varanda de sua casa na zona rural de Tanabi (SP).

Segundo a assessoria de imprensa do HB, o estado de saúde dela é grave, mas estável e sem previsão de alta.

Em Rio Preto, os escorpiões também preocupam muitas famílias, principalmente as que têm crianças, porque nessa época do ano, segundo biólogos, os escorpiões saem em busca de comida ou mesmo de abrigos.

No bairro Anchieta, a autônoma Roseli Ruivo diz que desde o começo do ano encontrou muitos escorpiões pela casa. Por isso, fechou os ralos e passa inseticida pela casa com frequência.

Já no bairro São Deocleciano, os moradores também estão preocupados porque as casas têm sido invadidas por escorpiões quase todos os dias. As casas ficam próximas a uma área de preservação ambiental e tem muita sujeira e lixo acumulados no local.

Segundo dados do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do HB, somente nos seis primeiros meses deste ano 131 pessoas foram picadas por escorpião e deram entrada no hospital, 40 delas crianças. Durante todo o ano passado, foram 178 atendimentos no hospital, 54 deles em crianças.

Quem tiver alguma dúvida sobre os riscos do escorpião ou sobre os primeiros socorros pode ligar para o Ceatox. O telefone é o 0800 7222 6001 e a ligação é de graça.

Ilha Solteira
Em Ilha Solteira (SP), apareceu um escorpião no bebedouro da Escola Municipal Paulo Freire no dia 27 de outubro, o que deixou os pais preocupados. A diretoria da escola disse que foi um caso isolado, porque em 12 anos nunca havia aparecido nenhum escorpião no local.

De acordo com a direção, o escorpião foi encontrado no bebedouro por um professor e imediatamente a escola enviou documentação à Secretaria de Educação e Vigilância Sanitária sobre o fato e pediu dedetização na escola. A diretoria enfatiza que costuma manter a escola sempre limpa e com mato roçado frequentemente.

Escorpião encontrado em escola de Ilha Solteira (Foto: Reprodução/TV TEM)

Escorpião encontrado em escola de Ilha Solteira (Foto: Reprodução/TV TEM)

Compartilhe