Diário de São Paulo
Siga-nos

HB de Rio Preto participa de mutirão de reconstrução mamária

“Com este mutirão, a Sociedade Brasileira pretende chamar a atenção da sociedade para a reconstrução mamária como procedimento que devolve à mulher a sua mama

HB de Rio Preto participa de mutirão de reconstrução mamária
HB de Rio Preto participa de mutirão de reconstrução mamária

Redação Publicado em 24/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 18h09


Mutirão irá operar gratuitamente 842 mulheres em todo Brasil.
Hospital de Rio Preto fará 18 cirurgias gratuitas até sexta-feira.

O Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) participa a partir desta segunda-feira (24) até sexta-feira (28) do segundo Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária. O mutirão é organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e irá operar gratuitamente 842 mulheres em todo o Brasil que passaram por mastectomia, remoção de uma ou ambas as mamas. O HB vai fazer 18 cirurgias até sexta-feira.
No Hospital de Base, as cirurgias começaram na manhã desta segunda-feira e serão concluídas até sexta-feira. De acordo como cirurgião plástico Antonio Roberto Bozola, o mutirão vai mobilizar 16 cirurgiões, além de anestesistas, instrumentadores, profissionais de enfermagem e de apoio do Centro Cirúrgico.

“Com este mutirão, a Sociedade Brasileira pretende chamar a atenção da sociedade para a reconstrução mamária como procedimento que devolve à mulher a sua mama e, consequentemente, a autoestima e bem-estar”, afirmou o cirurgião plástico, que é coordenador de ensino da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Segundo a Sociedade, pacientes selecionadas realizaram previamente todos os exames necessários para a cirurgia. A previsão é que o mutirão envolva 98 hospitais de 18 estados ao todo. A SBCP diz que o Brasil registra cerca de 50 mil casos de câncer de mama anualmente. Desses, em torno de 12 mil pacientes morrem após o diagnóstico. Dos outros 38 mil, cerca de 5 mil conseguem fazer a reconstrução mamária pelo convênio ou plano de saúde, enquanto mais de 30 mil mulheres dependem da rede pública para o procedimento.

Jovem continua internada no Hospital de Base de Rio Preto  (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Hospital de Base de Rio Preto (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Compartilhe