Diário de São Paulo
Siga-nos

Crianças terão atividades para as férias no Jardim Botânico da baixada Santista

Ponto turístico disputado, o Jardim Botânico oferece várias opções de visitação, além de ser um ambiente próprio para atividades de lazer.

Imagem Crianças terão atividades para as férias no Jardim Botânico da baixada Santista

Publicado em 08/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h09 Redação


A criançada de Santos tem uma programação especial nas férias de julho. A festa para as crianças vai até o dia 22 deste mês e o Jardim Botânico Mendes, localizado na Zona Noroeste da cidade tem programação especial e gratuita para que todos os estudantes possam curtir parte das férias em meio à natureza.

O calendário, com atividades presenciais e on-line, foi organizado pela Seção de Educação Ambiental do parque.

A Prefeitura informa que para participar das atividades presenciais, basta ir ao Jardim Botânico (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), um dos pontos turísticos de grande movimentação em Santos. Cada ação tem o limite máximo de 20 crianças, que precisam ser acompanhadas pelos responsáveis.

Segundo a Seção Ambiental dos Jardim, as atividades serão ao ar livre, exigindo-se o distanciamento seguro de 1,5m e higienizar as mãos antes e depois das atividades como formas de prevenção contra a Covid-19.

Para que a diversão seja mais agradável, os organizadores recomendam o uso de repelentes e que as crianças levem sua caneca ou copo, evitando o uso de descartáveis. As atividades podem sofrer alterações por questões técnicas ou climáticas, a qualquer momento, sem aviso prévio.

ON-LINE

Para as atividades on-line, não há limite de vagas. Basta acessar as redes sociais do parque: Instagram (@jardimbotanicosantos) ou Facebook (Jardim Botânico de Santos).

Confira a programação

Segundas-feiras (11/7 e 18/7)
Horário: 10h (on-line)
Programação: Cantos da Mata Atlântica
Destaca aves nativas da Mata Atlântica avistadas no JB por meio do seu canto e imagem. Os participantes terão que adivinhar a qual ave pertence o canto que será divulgado pelos stories nas redes sociais.

Terças-feiras (12/7 e 19/7)
Horário: 14h (on-line)
Programação: Oficinas de plantio
Oficinas rápidas que possibilitam a aprendizagem das técnicas de plantio de mudas, confecção de vasos (utilizando materiais recicláveis), dicas de adubação e poda de manutenção.

Quartas-feiras (13/7)
Horário: 11h (presencial)
Programação: Ida à feira
Métodos de compostagem em Leira Termofílica e Pallet, por exemplo, necessitam de grande quantidade de matéria orgânica para formar o húmus e biofertilizante. Por isso, ao menos uma vez ao mês, é necessária a ida à feira para recolher um volume expressivo do material para obter maior eficiência na geração dos insumos da compostagem.

20/07
Horário: 8h (presencial)
Programação: Observação de Aves
A oficina é ministrada pelo biólogo André Olmos toda terceira quarta-feira do mês, das 8h às 10h, no espaço reformado do observatório. O objetivo é transmitir conhecimentos básicos sobre a prática de observação de aves, a fim de promover a conservação ambiental.

Quintas-feiras (7/7)
Horário: 9h (presencial)
Programação: Circuito Sensorial na Natureza
Vivências lúdicas ao ar livre, desenvolvendo os sentidos da audição, olfato, tato e visão, visando observações e reflexões sobre os aspectos da biodiversidade.

14/7
Horário: 14h (presencial)
Programação: Doação de mudas
Haverá doação de mudas ornamentais de forração e ervas aromáticas produzidas pelo parque. Plantas de forração são espécies vegetais de pequeno porte, que formam um “tapete” em canteiros e jardins. As ervas aromáticas ou ervas-de-cheiro são plantas que soltam um aroma, muito procuradas para a culinária e outros usos domésticos. Mas atenção: será entregue uma muda para cada participante, limitado a 50 mudas.

21/7
Horário: 14h (presencial)
Programação: Visita Monitorada no Jardim Botânico
O equipamento conta com aproximadamente 90 mil m2 de espaço verde, acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais catalogadas, divididas em 17 coleções botânicas, como espécies da Amazônia, da Mata Atlântica, árvores de madeira de lei, espécies de palmeiras e espécies em extinção.

Sextas-feiras (8/7, 15/7 e 22/7)
Horário: 10h (on-line)
Programação: Sexta do Brincar
Vídeos ensinando brincadeiras ou a confeccionar brinquedos, a partir de materiais recicláveis ou elaborados a partir de elementos encontrados na natureza.

Compartilhe