Diário de São Paulo
Siga-nos
Doação de órgãos

Transplantes de coração crescem 16% no primeiro semestre de 2023

No Brasil, toda a estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde

Transplantes de coração crescem 16% no primeiro semestre de 2023. - Imagem: reprodução I Freepik
Transplantes de coração crescem 16% no primeiro semestre de 2023. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 23/08/2023, às 14h32


O Ministério da Saúde é responsável pela estrutura do processo de um transplante de órgãos, com destaque para o coração, em que o número cresceu cerca de 16% no Brasil no primeiro semestre do ano de 2023.

Nesses primeiros seis meses do ano foram realizadas 206 transplantes de coração no país, quantidade maior do que o mesmo período do ano passado, de acordo com informações do portal do governo.

90% das cirurgia dos pacientes atendem à rede pública, além de existir a assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo os exames e acompanhamentos necessários meesmo no pós-transplante. 

O Sistema Nacional de Transplantes tem em sua composição a Central Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e as Centrais de Transplantes estaduais, dentre outros órgãos envolvidos no processo de doação tanto para órgãos quanto para tecidos. 

A lista de espera funciona com relevância na questão cronológica de cadastro, ordem de chegada e compatibilidade, além do fato de que pacientes em estado crítico podem ser atendidos com prioridade.

No Brasil, para a doação de órgãos, é fundamental que o indivíduo deixe claro para a família sobre a vontade de doar, com o processo também que deve ser realizado com a autorização dos parentes.  

Compartilhe  

últimas notícias