Diário de São Paulo
Siga-nos
Vacinação

Ministério da Saúde vai substituir 'gotinha' da Pólio em 2024

O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (07) com as devidas explicações

Ministério da Saúde vai substituir 'gotinha' da Poliomielite em 2024 pela versão injetável. - Imagem: reprodução I Freepik
Ministério da Saúde vai substituir 'gotinha' da Poliomielite em 2024 pela versão injetável. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 07/07/2023, às 17h23


Nesta sexta-feira (07), o Ministério da Saúde anunciou que irá substituir aos poucos o modo de aplicar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP), optando por utilizar a versão injetável em 2024.

De acordo com informações do portal Metrópoles, a mudança aconteceu por causa de um avanço tecnológico que permitirá maior eficácia contra a doença através da modo escolhido.

A Vacina Inativada (VIP), conhecida como Salk, substituirá a vacina oral popularmente conhecida pelo personagem 'Zé Gotinha' por causa das campanhas de conscientização.

Assim, a VIP poderá ser aplicada aos 2 anos, 4 e seis meses de vida, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação. Após as três doses, aos 15 meses, uma dose de reforço ajudará a garantir a imunização.

Anteriormente, a dose era aplicada também aos 4 anos de idade, o que não terá mais necessidade após essa mudança em 2024, com um novo esquema vacinal de quatro doses.

A recomendação foi relatada pela ministra da saúde Nísia Trindade, durante uma live, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Compartilhe  

últimas notícias