Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Larvas 'carnívoras' são achadas dentro da orelha de idoso e devoram o seu tímpano

A vítima sofreu sangramentos no canal auditivo por causa das invasoras

O caso aconteceu em Portugal - Imagem: reprodução/New England Journal Of Medicine
O caso aconteceu em Portugal - Imagem: reprodução/New England Journal Of Medicine

Mateus Omena Publicado em 08/12/2022, às 18h12


Médicos de um hospital em Portugal ficaram espantados após identificarem uma infestação de larvas carnívoras dentro do ouvido de um homem de 64 anos.

O paciente deu entrada na unidade de saúde apresentando dores, coceiras e sangramento no canal auditivo.

De acordo com os médicos, o exame físico mostrou que "numerosas larvas" estavam bloqueando o ouvido do paciente. Eles também identificaram que uma pequena área do tímpano havia sido perfurada pelos parasitas.

Em entrevista ao site Newsweek, Catarina Rato, uma das médicas responsáveis pelo tratamento, afirmou que as larvas encontradas no paciente são da espécie de mosca Cochliomyia hominivorax.

Segundo a especialista, elas são comuns em áreas tropicais e subtropicais. A espécie deposita seus ovos em outros organismos, que eclodem em larvas que se alimentam do tecido vivo de animais de sangue quente. A infecção é conhecida por "miíase".

Os médicos do Hospital Pedro Hispano, na cidade de Matosinhos, descreveram o caso como raro, em um artigo publicado em 24 de novembro no The New England Journal of Medicine.

Esse tipo de infecção pode acontecer em qualquer parte do corpo, com maior possibilidade de acontecer em regiões como a boca, feridas abertas, couro cabeludo e orifícios naturais como orelha, nariz e órgãos genitais. Se as larvas estiverem mortas ou em decomposição em tecidos profundos, pode ser necessária cirurgia para removê-las.

Após sete dias de diagnóstico, o homem passou por avaliação, e não foi mais constatada a presença de larvas. Não foi informado se ele terá alguma sequela.

Compartilhe  

últimas notícias