Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta!

Jovem contrai grave micose após dividir item de beleza com amigas e sofre efeitos colaterais

A vítima da infecção compartilhou os danos em seu rosto nas redes sociais

Louaira Dela Cruz mostra os efeitos da infecção em seu rosto - Imagem: reprodução/TikTok @louaira
Louaira Dela Cruz mostra os efeitos da infecção em seu rosto - Imagem: reprodução/TikTok @louaira

Mateus Omena Publicado em 26/04/2023, às 11h46


Uma garota de 22 anos contraiu uma micose agressiva após compartilhar seus pincéis de maquiagem com amigos próximos e não lavá-los depois.

A britânica Louaira Dela Cruz deixou seus seguidores no TikTok chocados ao mostrar os danos provocados pela infecção em seu rosto.

"Desculpe, pessoal, estou um pouco quieta porque minha pele está inflamada. Eu não sei o que é, e os médicos não sabem o que é, mas – alerta de gatilho – é isso que está acontecendo", declarou a jovem, em um dos vídeos postados nos últimos dias, antes de exibir todo o rosto.

Depois do discurso, Louaira mostrou as duas primeiras erupções cutâneas avermelhadas que aparecem em seu queixo. No início pareciam marcas de queimadura.

No entanto, depois de dois dias, a jovem recebeu o diagnóstico de micose, uma infecção provocada pelo crescimento excessivo de fungos, segundo informações do Ministério da Saúde –, mais precisamente tinea corporal, causada pelo fungo Trichophyton ou Microsporum.

"Eu sei que compartilhar é cuidar, mas é melhor você acreditar que não vou deixar ninguém tocar em meus pincéis ou esponjas de maquiagem nunca mais, porque isso é micose", disse.

Segundo um estudo do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, na sigla em inglês) dos EUA, a condição é “chamada de micose porque pode causar uma erupção cutânea circular (em forma de anel) que geralmente é vermelha e coça".

Por outro lado, o sintoma apresentado por Louaira foi chocante, possivelmente pelo tempo de espera do diagnóstico. Se a infecção não for tratada a tempo, se espalha rapidamente para outras partes do corpo.

Em outros vídeos publicados pela jovem posteriormente, as erupções haviam aparecido em outras áreas do rosto.

Diante do quadro, Louaira passou a fazer tratamentos frequentes com cremes antifúngicos e, atualmente, está com a pele bem recuperada.

"Espero que o pior tenha passado e, agora, apenas curando", relatou.

Depois da experiência desagradável que viveu, a britânica passou a alertar seus seguidores sobre os cuidados com a pele e os produtos usados entre as pessoas.

"Vou limpar minha esponja e pincéis que não limpo há mais de um ano amanhã", escreveu um deles. Já outro disse que teve um "novo medo desbloqueado".

@louaira

CAN I LIVE

♬ original sound - Louaira 🇵🇭
Compartilhe  

últimas notícias