Diário de São Paulo
Siga-nos
Auxílio-doença

INSS registra um grande aumento em pessoas afastadas do trabalho por vício em álcool e jogos

O constante aumento dos casos registrados pelo INSS veio surgindo com o período da pandemia desde 2020

INSS registra um grande aumento em pessoas afastadas do trabalho por vício em álcool e jogos - Imagem: Reprodução Pexels
INSS registra um grande aumento em pessoas afastadas do trabalho por vício em álcool e jogos - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 28/01/2024, às 19h32


Foi comprovado que desde o período da pandemia o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)vem prestando os serviços e benefícios para as pessoas com doenças mentais devido a dependência de álcool e de jogos. Foi contabilizado cerca de 37% e 350% de aumento dos casos, respectivamente, dentro do período de três anos.

  • 2023: o INSS pagou 4,3 mil benefícios;
  • 2022: o INSS pagou 3,6 mil benefícios (tendo uma alta de 19,5%);
  • 2021: o INSS pagou 3,3 mil benefícios;
  •  2020: o INSS pagou  3,1 mil benefícios.

Dentre os benefícios pagos no ano passado, 78% foram devido ao auxílio-doença, que de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) se trata de doenças psicológicas e/ou comportamentais causadas pelo vícioem bebidas alcoólicas, de acordo com as informações do portal Metrópoles. 

Já o número de pessoas que necessitam de auxílio-doença pelo INSS, por serem dependentesde jogos cresceram de oito (2020), para 36 (2023), a informação obtida pelos documentos da Lei de Acesso à Informação.

O transtorno que causa esse tipo de vício geralmente acontece quando há “episódios repetidos e frequentes de jogo que dominam a vida do sujeito, em detrimento dos valores e dos compromissos sociais, profissionais, materiais e familiares”, segundo o Ministério da Saúde.

Compartilhe  

últimas notícias