Diário de São Paulo
Siga-nos
Dengue

Vacina contra dengue pode ter foco inicial em crianças e adolescentes

Qdenga é a primeira vacina liberada no Brasil para quem nunca teve contato com o vírus da dengue

Vacina contra dengue pode ter foco inicial em crianças e adolescentes - Imagem: Reprodução | Portal saocristovao
Vacina contra dengue pode ter foco inicial em crianças e adolescentes - Imagem: Reprodução | Portal saocristovao

Marina Milani Publicado em 16/01/2024, às 06h23


A aplicação da vacina contra a dengue no Brasil pode ter como foco inicial crianças e adolescentes, de acordo com a proposta apresentada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira (15). A sugestão segue a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a vacinação na faixa etária entre 6 e 16 anos, mas, no contexto brasileiro, pode ser restrita entre 9 e 14 anos para coincidir com a janela de outras vacinas, como HPV e meningite.

A vacina em questão, denominada Qdenga, é desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. A decisão final sobre a faixa etária a ser priorizada ainda está pendente, sujeita à aprovação ou ajustes por parte do Ministério da Saúde.

Outra consideração em pauta é a possibilidade de um recorte regional na vacinação, uma vez que o fornecimento do imunizante pela fabricante pode atender apenas cerca de 5 milhões de doses. A definição dos municípios contemplados e os critérios para essa seleção ainda estão em discussão, considerando fatores como o grau de hospitalização, casos registrados e histórico da doença.

A Qdenga é a primeira vacina liberada no Brasil para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica a faixa etária de 4 a 60 anos para a aplicação do imunizante, que ocorre em duas doses com um intervalo de três meses entre elas. Composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da dengue, a vacina é destinada a quem já teve a doença ou não, desde que esteja dentro da faixa etária estipulada pela agência reguladora.

Até o momento, a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, era a única vacina contra a dengue disponível no Brasil, indicada apenas para quem já foi infectado com o vírus.

Compartilhe  

últimas notícias