Diário de São Paulo
Siga-nos
Surpreendente!

Criança nasce sem pênis e urina pelo bumbum por condição rara; entenda

O caso foi divulgado pela revista científica Radiology Case Reports

A mãe do bebê não teve complicações na gravidez - Imagem: Freepik
A mãe do bebê não teve complicações na gravidez - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 18/10/2022, às 11h54


Um menino deixou seus pais e os médicos de queixo caído por ter nascido sem o pênis. A condição rara pegou todos de surpresa, principalmente pela mãe não ter sofrido complicações durante a gravidez.

De acordo com o jornal inglês Daily Mail, o curioso caso aconteceu no Irã e foi divulgado pelos médicos do bebê recém-nascido e pesquisadores da Universidade de Zahedan na revista científica Radiology Case Reports.

Os médicos apontaram que a anomalia foi provocada pela Afalia, uma má formação do feto, nos primeiros meses de gravidez, que se caracteriza pela ausência da genitália. A condição impede o desenvolvimento do falo. Mesmo assim, o menino ainda apresenta outros órgãos do sistema reprodutivo, como os testículos.

Por outro lado, os especialistas notaram que a Afalia provocou uma reconfiguração grave no organismo do bebê, pois o sistema urinário dele está conectado ao reto. Portanto, o menino urina diretamente pelo ânus.

Segundo a publicação, a Afalia se manifesta em uma criança a cada 30 milhões e existem menos de 100 casos relatados na literatura médica. Os indivíduos afetados por essa anomalia são conhecidos como intersexuais.

Solução controversa

Pênis
Exame de raio-X apresenta anomalias no organismo da criança. Imagem: divulgação/Radiology Case Reports

Embora existam diversos procedimentos cirúrgicos para a construção de um pênis e uma uretra, os médicos recomendaram à família do bebê que ele passe por um tratamento de mudança de sexo. Para isso, seria necessária uma cirurgia de feminização para a construção de uma vagina.

Além disso, o tratamento deve se estender para a adolescência, pois a criança teria que ser submetida a uma terapia de estrogênio durante a puberdade para certas alterações em seu corpo, como o desenvolvimento de pêlos faciais e o engrossamento da voz para se adequar ao seu novo gênero.

A sugestão dos médicos foi duramente criticada por várias instituições de saúde do Irã, que apontaram que o menino pode receber uretra e ter um sistema urinário que funcione conforme o seu gênero de origem, sem precisar de uma alternativa radical que traga impactos graves à sua vida.

Por enquanto, não há informações sobre a decisão tomada pelos pais em relação ao futuro do filho e se ele será submetido a uma cirurgia.

Compartilhe  

últimas notícias