Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Anvisa aprova registro de vacina que previne bronquiolite em bebês; entenda

A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (01), no Diário Oficial da União

Anvisa aprova registro de vacina que previne bronquiolite em bebês; entenda - Imagem: reprodução freepik
Anvisa aprova registro de vacina que previne bronquiolite em bebês; entenda - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 01/04/2024, às 15h21


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)aprovou o registro da vacina Abrysvo, fabricada pela Pfizer. Essa vacina protege contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que pode causar infecções no trato respiratório, como bronquiolite. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (01), no Diário Oficial da União.

Conforme informa o portal Agência Brasil, a Anvisa explicou que a bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que afeta principalmente bebês e crianças pequenas, gerando preocupação. A vacina é recomendada para prevenir doenças respiratórias em crianças desde o nascimento até os seis meses de idade, através da imunização ativa em gestantes.

Isso significa que, para a proteção das crianças, a aplicação da vacina deve ser feita nas mães, durante a gestação. A vacina não é aplicada diretamente nos bebês”, ressaltou a instituição.

A vacina Abrysvo é chamada de bivalente porque contém dois antígenos da proteína F do VSR. Ela é aplicada por injeção no músculo e é dada apenas uma vez. De acordo com a Anvisa, a vacina deve ser administrada entre o segundo e terceiro trimestres da gravidez.

“Como todo medicamento, foram observados alguns efeitos colaterais na administração do imunizante, sendo os mais comuns: dor no local da vacinação, dor de cabeça e dor muscular”, ressaltou  a agência. “Ainda assim, a totalidade das evidências apresentadas à Anvisa foi capaz de demonstrar que os benefícios da vacina são superiores aos seus riscos.” completou.

Vale ressaltar que a vacina também foi aprovada para proteger pessoas com 60 anos ou mais contra doenças respiratórias graves, já que essa faixa etária também está em risco.

Compartilhe  

últimas notícias