Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

A realização de um sonho chamado Via de Acesso completa 20 anos

Jovens no trabalho de capacitação promovido pelo Via de Acesso

O superintendente-geral do Instituto Via de Acesso, Ruy Leal, dá dicas profissionais aos jovens estudantes. - Imagem: Divulgação
O superintendente-geral do Instituto Via de Acesso, Ruy Leal, dá dicas profissionais aos jovens estudantes. - Imagem: Divulgação
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 21/05/2023, às 08h15


Em momentos de dificuldades como este em que vivemos no período pós-pandemia, é preciso precaução para não nos contaminarmos com a avalanche de notícias negativas que nos cercam todos os dias. Temos de evitar o pessimismo e não concluir, com base em alguns dos problemas presentes, que o futuro será catastrófico.

Quero mencionar um exemplo que se destaca como um oásis nesse cenário, a história inspiradora do Instituto Via de Acesso – Ruy Leal. O Via, como passou a ser carinhosamente chamado pelas pessoas mais próximas, é uma ONG especializada na capacitação e inclusão de jovens no mercado de trabalho.

A história dessa instituição é inspiradora e curiosa. Nasceu de um sonho do seu idealizador Ruy Leal. Há exatamente duas décadas ele me procurou com algumas folhas rascunhadas. Disse que elaborara um projeto arrojado para iniciar um trabalho que poderia ajudar os jovens a encontrar os caminhos seguros para a carreira. Eu comentei que a ideia era admirável, já que ele possuía larga experiência de 25 anos nessa área. Perguntei como poderia ajudá-lo. Sua resposta foi surpreendente: gostaria que você fosse o presidente. Será um trabalho voluntário, sem nenhuma remuneração. Topei.

Era a minha oportunidade de fazer pelos jovens o que fizeram por mim quando cheguei em São Paulo, vindo lá do interior. Eu me via perdido em uma grande cidade. Não sabia para onde ir e que rumo buscar. Não possuía experiência, o que se transformava em obstáculo insuperável, pois, em todas as minhas tentativas de colocação profissional, era barrado por não possuir uma história de carreira que me desse o crédito necessário.

Graças a uma instituição de estágio, consegui dar os primeiros passos de que precisava. Por isso, concordei em assumir essa função, na qual estou há 20 anos. Sim, o Via de Acesso está comemorando 20 anos de existência.

Nesse tempo, capacitamos e incluímos no mercado de trabalho dezenas de milhares de jovens. Para dar ideia da abrangência da nossa atividade em capacitação, só nas palestras gratuitas que promovemos com os mais renomados palestrantes do país, compareceram em nossos eventos mais de 100 mil meninos e meninas. A garotada ouve nesses encontros ensinamentos de consagrados gurus e CEOs de grandes empresas, quase todas multinacionais. É o que precisam saber para se sair bem na sua trajetória profissional.

Ruy Leal partiu precocemente, quando estava no auge da sua capacidade de realização. O seu sonho, porém, continuava mais vivo que nunca. Naquele momento difícil, no mesmo dia em que demos o último adeus àquele amigo tão querido, conversei com Oswaldo Melantonio, vice-presidente da ONG. Disse que a partir daquele momento a participação efetiva dele seria crucial para continuarmos com aquela obra tão importante. Sua experiência como empresário bem-sucedido e CEO de organizações com atuação internacional seria decisiva para o projeto. Sem hesitar, ele me disse: pode contar comigo.

E assim foi. Passamos madrugadas analisando os candidatos que poderiam substituir o Ruy. Missão quase impossível. Tivemos sorte. Encontramos Valdir Scalabrin para ser o superintendente geral. Seu perfil era distinto daquele modelo do líder que partira, mas possuía uma qualidade que era perfeita para a circunstância – competência administrativa e capacidade de gestão. Dessa forma, enfrentando uma pandemia que atrapalhou a atuação de quase todas as organizações, Valdir encontrou as soluções para cada desafio que surgia. Tomou decisões difíceis e até amargas. Fez tudo, enfim, para que pudéssemos chegar aqui fortes e firmes.

Da mesma maneira, a participação da Dra. Renata Favero Rampaso, uma das mais destacadas especialistas em Direito do Terceiro Setor, nos deu a segurança legal e a tranquilidade de que precisávamos.

Os conselheiros do Via, todos profissionais destacados, também arregaçaram as mangas em benefício da causa. Foram verdadeiros anjos da guarda, dando a sustentação que necessitávamos para alcançar os resultados pretendidos.

Sim, o Via de Acesso é um exemplo inspirador. Encontrou nos momentos mais difíceis da sua história as soluções para garantir uma continuidade vitoriosa. Hoje, podemos comemorar com alegria e orgulho esses 20 anos, com a certeza de que estamos cada vez mais preparados para continuar capacitando os jovens e ajudando cada um deles a ter uma carreira promissora e bem-sucedida.

Parabéns ao Via de Acesso. Obrigado a todos que nos ajudaram e nos ajudam nessa missão. Ruy Leal, de onde estiver, estará orgulhoso com essa celebração. Para contratar estagiários ou menores aprendizes no Via de Acesso www.viadeacesso.org

Compartilhe  

últimas notícias