Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

As 5 Lições da Rainha Ester para Hoje

Rainha Esther. - Imagem: Reprodução | Gener8Xion Entertainment
Rainha Esther. - Imagem: Reprodução | Gener8Xion Entertainment
Rabino Sany Sonnenreich

por Rabino Sany Sonnenreich

Publicado em 01/03/2023, às 10h59


“Mensagens atemporais que Estherqueria que todos os homens, mulheres e crianças ouvissem”

A rainha Ester pediu que o pergaminho que conta sua história, Meguilat Esther, fosse escrito e compartilhado para as futuras gerações.

Ela queria que todos os homens, mulheres e crianças em todas as terras ouvissem por toda a eternidade sua mensagem atemporal.

A rainha Ester viveu um legado que nos é atual até hoje.

Aqui estão seis lições de vida da rainhaEster:

1. Silêncio Mestre

A chave para Esther permanecer no palácio de Achashverosh (Rei Assuero da Pérsia) era ela manter um segredo. Seu tio Mordechai disse a Ester para não revelar suas origens, que ela era judia. O tempo ainda não estava maduro,Esther foi obrigada a dominar a qualidade do silêncio.

Há momentos na vida em que devemos resguardar nossa privacidade ou a confiança de alguém. Quantos relacionamentos foram prejudicados e amizades quebradas porque não conseguimos nos calar?
Recebemos uma confiança para manter em segredo e não pudemos nos conter. Ou compartilhamos e expomos detalhes íntimos de nossa vida. Em nosso mundo de mídia social, temos acesso a muitas fotos e conversas que realmente deveriam ser mantidas ocultas. A modéstia não é apenas sobre a vestimenta. Trata-se de viver com dignidade e sensibilidade, sabendo o que e quando compartilhar, e o que e quando manter privado.

2. Você tem uma missão de vida única

Ester é informada por Mordechai que ela deve falar com o rei e implorar por seu povo. Ela responde: Isso é impossível. Todos conhecem a regra do reino: se você entrar nos aposentos do rei sem que ele acene, será morto, a menos que ele estenda seu cetro de ouro. “Faz 30 dias que não sou chamada!” ela retransmite para Mordechai.

A resposta de Mordechai orienta Esther. “Você não pode ficar calada. Quem sabe? Pode ser que você tenha sido escolhida para ser rainha apenas por este momento!”

Cada encontro, talento e força que recebemos é para um propósito. Cada um de nós tem nossas próprias impressões digitais espirituais únicas para deixar neste mundo. D”us nos coloca exatamente onde precisamos estar para cumprir nossa missão. Esther está nos pedindo para descobrir o significado de nossa existência.

3. Viva com Coragem e Compaixão

Depois de aceitar sua missão, Esther diz: “Irei ao rei. E se eu morrer, eu morro.”

Eu darei tudo de mim. Vou reunir coragem para fazer o meu melhor.

À medida que as estações da vida passam, muitas pessoas ficam com seus arrependimentos, Se apenas ... mas o momento está perdido.

Esther está nos dizendo para ter coragem, assumir a responsabilidade e, pelo menos, saber para sempre que você tentou fazer a diferença.

4. Procure a Mão Oculta de D”us

Em todo o Pergaminho de Ester não há menção clara de D”us. O nome 'Ester' significa oculto em hebraico, 'Megillah' significa revelação. Esther está revelando uma poderosa verdade oculta.

Como é fácil pensar que a vida é uma série de eventos aleatórios. A história de Purim pode parecer uma história natural que ocorreu ao longo de muitos anos. O rei acabou de escolher esta doce e inocente jovem judia, Mordechai acabou de ouvir uma conspiração contra o rei, o rei acabou de sofrer de um surto de insônia e todas as peças simplesmente se encaixaram.

Esther está nos orientando a acordar, veja a mão oculta de Deus em seu dia a dia. Não se trata apenas dos grandes milagres, como a abertura do mar. É sobre os pequenos momentos. O Criador está em cada nascer do sol, em cada alma, em cada sucesso ou decepção que a vida traz. Nem sempre entenderemos os caminhos de DELE, mas Sua presença está aqui, mesmo agora em meio a este momento desafiador que nosso mundo está enfrentando.

Esther se recusou a perder a esperança quando parecia que a presença protetora de D”us estava perdida em uma névoa escura. Ela sabia que, em última análise, mesmo que pareça que a mão do Eterno está escondida, Ele está nos dirigindo e cuidando de nós. Ele nunca nos abandonará.

5. Não se curve a Haman

Mordechai se recusou a se ajoelhar ou se curvar a Haman.

Cada geração tem seu Haman. Qualquer força que ameace sua capacidade de se conectar com sua alma ou tente esfriar sua paixão pelo que é certo e verdadeiro é 'Haman'.

Haman descende de Amalek, a primeira nação que tentou destruir o povo judeu depois de deixar o Egito. Estávamos nas alturas, conectados a D”us, inspirados a nos tornarmos uma bênção neste mundo. Eles tentaram esmagar nosso espírito.

Sempre haverá pessoas que menosprezam seu desejo de ser melhor e viver mais alto. Haverá aqueles que zombam de sua posição pela verdade, por seu povo e pela terra de Israel. Não desmorone. Não se curve. Nunca perca sua paixão pelo bem. Fique forte como Mordechai fez.

Esther está nos dizendo para criar um sentimento de unidade e paz. O antídoto para todas as brigas e ódio é estender a mão uns aos outros com amizade. A união traz a força.

Nossos inimigos nunca perguntaram: "Que tipo de judeu você é?" Ninguém foi poupado da câmara de gás com base em sua observância ou cobertura da cabeça.
Não precisamos ser os mesmos.
Devemos apenas saber que somos irmãos e irmãs, uma família.
Pare de julgar. Comece a amar.
Que você tenha um alegre Purim .

Rav Sany

Compartilhe  

últimas notícias