Com a reinauguração, a cidade de São Paulo poderá sediar grandes feiras, eventos e congressos reconhecidos internacionalmente

Vitória Tedeschi Publicado em 29/11/2023, às 10h00
Com um investimento de R$1,5 bilhão, o Distrito Anhembi, na Zona Norte, está passando por grandes obras a fim de transformar o local no maior centro de eventos mundialmente reconhecido da América Latina. Localizado na zona norte de São Paulo, o complexo inaugurado em 1970 está sendo reformado desde abril de 2023 e tem previsão de reinauguração para maio de 2024.
Com o auxílio da da Prefeitura de São Paulo, os trabalhos seguem um cronograma especial para garantir que o espaço continue a receber eventos. A transformação, que está a cargo da concessionária GL events Brasil, inclui a modernização e ampliação dos espaços para exposição e convenções, a construção de uma arena multiuso em ambiente fechado e uma praça central com restaurante.
Vale citar que a concessionária vai requalificar, modernizar e ampliar os espaços já existentes como os pavilhões de exposições, que terão parte da estrutura original preservada e restaurada, e o icônico Auditório Celso Furtado, famoso por sua cúpula, elementos arquitetônicos.
O projeto prevê um centro de convenções com 24 salas, auditório, arena, praça central com restaurantes e lojas e conceito de “novo bairro”, com equipamentos que atendam às necessidades da população local.
Com as mudanças significativas, São Paulo se tornará uma cidade ainda mais atrativa para a realização de congressos, conferências, convenções, exposições, eventos culturais e esportivos, festivais, feiras, shows, negócios e entretenimento em geral, de todos os tipos e portes.
Em suma, as obras no Anhembi permitirão que a capital volte a competir com outros Estados e países, atraindo mais eventos para São Paulo e, consequentemente, emprego, renda e receita. A meta é fazer com que o local volte a ser um importante propulsor para a economia da capital, movimentando cerca de R$ 5 bilhões por ano na cidade a partir do ano que vem.
Além disso, é importante enfatizar que as obras se destacam também pela preocupação com o meio ambiente. O projeto traz uma série de iniciativas sustentáveis como redução nas emissões de carbono, reaproveitamento de água e outros materiais e o uso de madeira.
Os brises e outras partes da marcenaria são compostos por madeira ecológica, reflorestada. A empresa possui uma parceria com a Gerdau, a fim de racionalizar recursos e insumos. A racionalização de recursos inclui o aproveitamento de 97% de água, redução da emissão de CO2 na atmosfera em 70%, transformação de sucata em novos produtos de aço, caçambas ecológicas e aproveitamento de coprodutos gerados na produção do aço.
A concessionária também optou pelo uso do Polietileno de baixa densidade (HPDE), que além da resistência às altas tensões, também retarda a formação da chama, o que contribui na diminuição do risco de incêndios.
Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa