Diário de São Paulo
Siga-nos

Como crise no setor imobiliário da China pode impactar o Brasil?

A gigante imobiliária Country Garden está enfrentando turbulências financeiras, levantando preocupações em todo o mundo, inclusive no Brasil

Setor imobiliário chinês. - Imagem: Reprodução | YouTube - Bloomberg
Setor imobiliário chinês. - Imagem: Reprodução | YouTube - Bloomberg

Marina Roveda Publicado em 11/09/2023, às 09h13


A gigante imobiliária chinesa Country Garden, que é comparável em tamanho à Evergrande, está enfrentando sérios problemas que estão causando preocupações globais, incluindo no Brasil. As ações da empresa despencaram recentemente para os valores mais baixos de sua história, levantando temores de uma nova crise de crédito no setor imobiliário chinês.

Os sinais de problemas começaram quando a imobiliária teve que negociar a extensão do prazo de pagamento de alguns de seus títulos de dívida em dólares e, mesmo assim, só conseguiu fazer o pagamento no último dia. A empresa também tem renegociado vários títulos de dívida, e os investidores temem que, em algum momento, ela possa entrar em default.

A dívida da Country Garden, de acordo com seu último balanço corporativo, já atingiu 108,7 bilhões de yuans chineses, o equivalente a cerca de US$ 15 bilhões, quase metade de sua receita trimestral de 226,3 bilhões de yuans (US$ 31 bilhões).

Isso é alarmante porque a quebra da Evergrande em setembro de 2021 desencadeou uma crise que afetou todo o setor imobiliário e, por sua vez, teve impactos globais. O setor imobiliário é um dos pilares da segunda maior economia do mundo, e problemas em empresas como a Country Garden podem causar efeitos em cascata que afetam outros setores diretamente e indiretamente.

Os principais pontos de tensão incluem:

  1. Problemas generalizados no setor imobiliário chinês: As dificuldades enfrentadas pela Country Garden indicam um problema mais amplo no setor imobiliário chinês, aumentando a preocupação de que outras empresas também possam não conseguir cumprir suas obrigações financeiras.

  2. Impacto nas instituições financeiras: A Country Garden e outras empresas do setor imobiliário chinês têm dívidas enormes com bancos chineses. Se essas empresas não conseguem pagar suas dívidas, isso pode afetar significativamente essas instituições financeiras.

  3. Restrições de crédito: Se as instituições financeiras enfrentarem dificuldades, podem se tornar mais restritivas na concessão de crédito, afetando a população e as empresas que dependem do financiamento.

  4. Impacto nas exportações de commodities: O setor imobiliário chinês é o maior consumidor de minério de ferro do mundo. Se o setor enfrentar uma crise e reduzir sua produção, isso afetará as exportações de minério de ferro e outras commodities, impactando os principais parceiros comerciais da China, como o Brasil.

A Country Garden enfrenta problemas devido a uma desaceleração econômica causada pela pandemia de COVID-19, que afetou a atividade econômica e a confiança do consumidor. Menos pessoas estão comprando imóveis, o que leva a uma queda nos preços e nas receitas das empresas do setor. Isso, por sua vez, dificulta o pagamento de dívidas.

O impacto da crise no setor imobiliário chinês na economia global e no Brasil pode ser significativo e se manifestar de várias maneiras:

  1. Cadeia Produtiva: A China é um dos maiores consumidores de matérias-primas para a construção civil, como minério de ferro e aço. Se o setor imobiliário chinês enfrentar uma crise e reduzir sua produção, a demanda por essas matérias-primas pode diminuir. Isso afeta diretamente as empresas exportadoras desses produtos, como a Vale, CSN, Gerdau e Usiminas no Brasil. A queda nos preços dessas commodities pode prejudicar suas receitas e lucratividade.

  2. Setor Exportador: A China é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, e uma desaceleração em sua economia afeta as exportações brasileiras. A redução na demanda chinesa por produtos brasileiros, como soja, carne, minério de ferro e petróleo, pode resultar em uma queda nas exportações brasileiras e impactar negativamente a balança comercial.

  3. Setor Financeiro: Problemas no setor imobiliário chinês podem afetar as instituições financeiras chinesas que emprestaram dinheiro para empresas do setor. Isso pode resultar em restrições de crédito e menos disponibilidade de financiamento para empresas em todo o mundo, incluindo o Brasil.

  4. Empregos e Renda: A construção civil é um setor importante na geração de empregos e renda na China. Se as empresas do setor enfrentarem dificuldades financeiras e reduzirem suas operações, isso pode levar a demissões e afetar a renda das famílias chinesas. Isso, por sua vez, pode reduzir o consumo interno na China, afetando as exportações de países que dependem das vendas para o mercado chinês.

  5. Crescimento Econômico Global: A China é a segunda maior economia do mundo e desempenha um papel fundamental no crescimento econômico global. Qualquer desaceleração significativa em sua economia pode ter efeitos em cascata em outras economias globais, incluindo o Brasil.

No Brasil, os efeitos da crise no setor imobiliário chinês podem ser sentidos principalmente através das exportações e dos preços das commodities. Se a demanda chinesa por produtos brasileiros diminuir, isso pode prejudicar a economia brasileira, que já está se recuperando da pandemia.

Além disso, a instabilidade nos mercados financeiros globais, resultante da crise na China, pode afetar os investimentos estrangeiros no Brasile a disponibilidade de crédito internacional.

Em resumo, a crise no setor imobiliário chinês não é apenas um problema local, mas tem o potencial de impactar a economia globale o Brasil, especialmente através das exportações e do mercado de commodities.

Compartilhe  

últimas notícias