Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Prefeitura de São Paulo vai instalar tendas para distribuir água a moradores de rua durante onda de calor

Oferta de água e ventiladores visa aliviar o impacto das altas temperaturas na cidade

Prefeitura de São Paulo vai instalar tendas para distribuir água a moradores de rua durante onda de calor - Imagem: Reprodução/Freepik
Prefeitura de São Paulo vai instalar tendas para distribuir água a moradores de rua durante onda de calor - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 19/09/2023, às 18h59


A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (19) que vai instalar dez tendas em pontos estratégicos da cidade para distribuir água a moradores de rua durante a onda de calor que atinge a cidade.

As instalações dessas tendas fazem parte do programa ‘Operação Altas Temperaturas’, visando atender pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Elas estarão abertas 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender a população em situação de rua.

De acordo com o Metropoles, a Prefeitura também está reforçando o convencimento para que moradores de rua procurem os serviços de acolhimento da cidade, onde eles podem se proteger do sol e ter acesso a água, comida e outros serviços.

Cerca de 25 mil vagas para os albergues de moradores de rua estão disponíveis na rede de assistência da prefeitura, abrangendo albergues, hotéis sociais, serviços de emergência e repúblicas para adultos.

A onda de calor que atinge São Paulo deve durar até o fim da semana. As temperaturas devem ficar acima dos 30°C todos os dias, com máximas de até 40°C no interior do estado.

Além da instalação de tendas para distribuição de água, a Prefeitura de São Paulo também está tomando outras medidas para proteger a sociedade dos efeitos do calor, como a compra de novos ventiladores para as unidades de acolhimento e, uma ambulância estará de prontidão para atender pessoas com sintomas relacionados à alta exposição ao calor.

Um grupo de trabalho específico dedicado à operação também foi criado pelo prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), sendo composto pelas seguintes secretarias municipais: Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Governo e Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas.

“O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida”, afirmou a prefeitura.

Compartilhe  

últimas notícias