Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

10 parques imperdíveis para visitar em São Paulo

A cidade conta com diversas opções de áreas verdes gratuitas e fáceis de chegar

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) contabilizou 100.232.087 milhões de visitas nos 113 parques municipais durante os três últimos anos, até 2023 - Foto: Édson Lopes Jr/SECOM
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) contabilizou 100.232.087 milhões de visitas nos 113 parques municipais durante os três últimos anos, até 2023 - Foto: Édson Lopes Jr/SECOM

Vitória Tedeschi Publicado em 23/02/2024, às 16h02


testeira_fev_SwRGc1UNas férias ou aos domingos, para realizar um passeio com sua família ou ler um livro enquanto faz um piquenique, os parques fazem parte da vida dos paulistanos, que têm tais locais como um refúgio da nature- za em meio a tantos prédios e construções.

A possibilidade de praticar esportes diversos ou uma simples caminhada ao ar livre pode mudar o dia e a vida de qualquer um que viva em uma grande cidade. Com 107 parques municipais urbanos e lineares e 6 naturais, São Paulo é a prova de que apesar de ser uma cidade grande com incontáveis prédios e construções, é possível encontrar locais para entrar em contato com a natureza mesmo na selva de pedra, como é conhecida a capital paulista.

Além destes, de acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a cidade que atualmente conta com mais de 50% de cobertura vegetal, terá pelo menos mais três parques inaugurados ainda em 2024.

Com tantas opções é comum que os próprios moradores da capital paulista não conheçam todos os parques municipais da cidade ou tenham dúvidas na hora de escolher o melhor local para passear. Para ajudar neste momento, confira abaixo a seleção da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) dos 10 parques mais visitados dos últimos três anos e que são imperdíveis.

1. Parque Ibirapuera

O Ibirapuera é um parque tombado e patrimônio histórico de São Paulo. O local é perfeito para passar tardes inteiras, fazer piqueniques, caminhar e apreciar o pôr do sol.

  • Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana. Horário: 5h às 23h

2. Parque do Povo

Já o Parque do Povo, tem algumas características especiais que atraem visitantes: seus tabuleiros gigantes de xadrez, as pistas para práticas esportivas.

  • Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 – Pinheiros. Horário: 6h às 22h.

3. Parque Independência

Conhecido por abrigar um dos museus mais importantes do país: o Museu do Ipiranga, o Parque da Independência fica às margens do riacho Ipiranga, onde foi declarada a Independência do Brasil, e conta com uma ladeira inesquecível para os fãs de skate, patins, etc.

  • Endereço: Avenida Nazareth, s/n°, Ipiranga. Horário: 5h às 20h

4. Parque do Carmo

Para os que buscam opções na zona leste da cidade, o Parque do Carmo é uma ótima opção de lazer em meio à natureza. O local abriga o Museu do Meio Ambiente e também foi um dos mais visitados nos últimos anos.

  • Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera. Horário: 5h30 às 20h

5. Parque Jardim da Luz

A região central não poderia ficar fora da lista. Isso porque é onde está o parque mais antigo da cidade, o Parque Jardim da Luz. O local conta com grutas, mirantes, lagos, trilhas e uma exposição permanente de esculturas, aos amantes de arte.

  • Endereço: Praça da Luz, s/ n°, Bom Retiro. Horário: 9h às 18h

6. Parque Aclimação

Sede do primeiro zoológico de São Paulo, o Parque Aclimação conta com pistas de caminhada, playground, concha acústica e jardim japonês com espelho d’água. Perfeito para aproveitar com a família.

  • Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1.119 – Aclimação. Horário: 5h às 20h

7. Parque Augusta

Como o próprio nome sugere, o Parque Augusta está em uma das ruas mais conhecidas da região central de São Paulo. Próximo da Praça Roosevelt, ele completa o visual de prédios com a sua flora formada por centenas de árvores além de contar com um redário, deck elevado, parquinho infantil e um cachorródromo.

  • Endereço: Rua Augusta, 200 – Consolação. Horário: 5h às 21h

8. Parque Trianon

O Parque Tenente Siqueira Campos, ou Parque Trianon, com seus 48.600 metros é um respiro entre as ruas movimentadas que fazem parte do seu entorno, como é o caso da famosa Avenida Paulista. O local se destaca com diversas árvores em meio aos altos prédios.

  • Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949, Cerqueira César. Horário: 6h às 18h

9. Parque Santo Dias

Na nona posição entre os parques mais visitados, o Parque Santos Dias conta com quadras poliesportivas, academia para terceira idade, viveiro de mudas e uma rica fauna, com 132 espécies de animais, sendo 72 aves, incluindo alguns rapinantes como gavião-peneira, gavião-carijó, caracará, corujinha-do-mato, falcão-peregrino e coruja-orelhuda.

  • Endereço: Travessa Jasmim da Beirada, 71 (PortãoI) – Capão Redondo. Horário: diariamente das 6h às 18h

10. Parque Vila Prudente

Por fim, mas ainda sim imperdível, o tem um lindo jardim japonês com um lago cheio de carpas. Além de equipamento de lazer completo para a família inteira, conta com jardim japonês, playground e locais para fazer ginástica.

  • Endereço: Rua João Pedro Lecor, S/n°- Vila Prudente. Horário: diariamente 6h às 22h

[Colocar ALT]Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias