Atualmente, 65.762 pessoas estão em abrigos em todo o estado

Lillia Soares Publicado em 23/05/2024, às 15h28
As famílias que perderam tudo nas enchentes no Rio Grande do Sulestão mais perto de um novo lar. Nesta quinta-feira (23), o governador Eduardo Leite assinou os termos de compromisso para iniciar a construção de 538 casas permanentes em cidades dos vales do Taquari, Rio Pardo, Caí e Paranhana. Atualmente, 65.762 pessoas estão em abrigos em todo o estado.
No âmbito do programa estadual "A Casa É Sua", serão construídas 300 residências de 44 metros quadrados, com um investimento de R$ 41,8 milhões do Tesouro estadual. As novas moradias beneficiarão aqueles que perderam suas casas nas enchentes e que forem selecionados pelas prefeituras.
As cidades contempladas são Muçum, que receberá 56 casas, Cruzeiro do Sul (40), Estrela (40), Venâncio Aires (40), Encantado (35), Roca Sales (35), Lajeado (30) e Santa Teresa (24). Outros 238 imóveis serão construídos por meio de doações.
Vale mencionar que a Construtora Inova, de Jacupiranga (SP), doará 200 casas de 36 m², no valor de R$ 22 milhões. Destas, 100 serão em Cruzeiro do Sul, 50 em Igrejinha e 50 em São Sebastião do Caí. Além disso, o Ministério Público estadual doará R$ 5 milhões para construir 38 casas de 44 m² em Arroio do Meio.
A previsão é que as 538 casas fiquem prontas em 120 dias após a preparação dos terrenos. Conforme informações do portal Agência Brasil, os municípios deverão fornecer terrenos em áreas seguras e garantir a infraestrutura local. O governo estadual afirma que a iniciativa busca oferecer moradias seguras e dignas para as famílias que perderam suas casas nas enchentes.
“Elas começam a ser construídas já nos próximos dias, especialmente no Vale do Taquari”, assegurou o governador Eduardo Leite durante a cerimônia de assinatura dos contratos, esta manhã, em Estrela, município do Vale do Taquari, a cerca de 110 quilômetros de Porto Alegre, disse.
“Vamos dar toda ênfase não só para que tenhamos abrigos [públicos] com a qualidade que essas pessoas [desalojadas demandarão] pelos próximos meses, mas também para proporcionar um recomeço, uma moradia definitiva, para as pessoas atingidas”, completou Leite.
Segundo o governador Leite, essa iniciativa habitacional faz parte do Plano Rio Grande, que visa reconstruir os danos socioeconômicos causados por eventos climáticos extremos no estado desde 2023. O governo estadual já investiu cerca de R$ 658 milhões em ações deste programa.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal contra ondas de calor da menopausa

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Investigação interna afasta hipótese de arrastão na Estação Luz do metrô de SP

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump