Diário de São Paulo
Siga-nos
Liberdade de imprensa

Entenda quem é Julian Assange e por que sua libertação está sendo celebrada

O Jornalista estava preso desde 2019

O Jornalista estava preso desde 2019 - Imagem: Reprodução / X / @BlogdoNoblat
O Jornalista estava preso desde 2019 - Imagem: Reprodução / X / @BlogdoNoblat

Gabriela Thier Publicado em 25/06/2024, às 15h06


O jornalista australiano Julian Assange, de 52 anos, foi libertado na última segunda-feira (24) após passar 1.901 dias na prisão de segurança máxima de Belmarsh, no Reino Unido. Após receber fiança do Supremo Tribunal de Londres, Julian partiu pelo aeroporto de Stansted para ir de encontro a sua esposa e filhos.

Assange foi preso em 2019 sob a acusação de vazamento de milhares de documentos confidenciais dos Estados Unidos, por meio do WikiLeaks, um grupo de ativistas fundado por Julian em 2006 que vazou centenas de milhares de documentos confidenciais.

O auge do grupo porém ocorreu em 2010 quando foram vazados vídeos mostrando ataques dos EUA no Iraque e no Afeganistão, as imagens incluíam ataques de helicóptero, assassinatos de civis, jornalistas, além de 490 mil documentos militares.

Com isso, Assange passou a ser considerado um símbolo de transparência e liberdade da imprensa, porém teve de enfrentar diversas acusações de crimes cibernéticos, violação de leis de espionagem e conspiração. Além disso, governo norte-americano afirmou que as publicações colocavam em risco a vida das pessoas que tiveram suas identidades reveladas nos vídeos. 

A libertação do jornalista foi vista por muitos como um passo a caminho da liberdade de imprensa, inclusive pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que fez uma publicação em celebração nas redes sociais: "O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje. Julian Assange está livre depois de 1.901 dias preso. Sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa", disse o presidente.

Compartilhe