A aprovação da nova proposta na lei foi divulgada nesta segunda-feira (24), dia em que se comemora São João

Milleny Ferreira Publicado em 24/06/2024, às 13h47
Foi divulgada nesta segunda-feira (24) a nova sanção de lei por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que as quadrilhas de festas juninas são reconhecidas como uma manifestação cultural nacional.
A informação foi oficialmente anunciada pelo Diário Oficial da União (DOU) na mesma data em que se comemora o Dia de São João.
O projeto já aprovado pelas duas Casas do Congresso, foi de autoria do atual deputado Ruy Carneiro (PSC-PB), e com ele é realizada uma alteração à Lei nº 14.555 de 2023, que estabeleceu as festas juninas como manifestação cultural nacional, adicionando as quadrilhas ao texto.
De acordo com o portal da CNN Brasil, a justificativa dada pelo deputado é de que as festas juninas são uma das maiores celebrações do Brasil, atrás apenas do Carnaval.
“É clarividente a necessidade de proteger essas manifestações culturais do São João, aqui elencadas pelas quadrilhas, que são grandiosas, diversas e, verdadeiramente, brasileiras”, escreveu Carneiro.
Quando o projeto de lei passou pelo Senado, foi recebida e avaliada entre os membros da Comissão de Educação e Cultura e obteve um relatório muito favorável da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).
“Além de ser uma expressão artística e de entretenimento, a quadrilha junina desempenha um papel significativo na preservação da identidade cultural brasileira. As apresentações são oportunidades para a comunidade se reunir, celebrar e transmitir tradições de geração para geração”, ressaltou.
Leia também

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump

Homem intercepta ônibus de pacientes, viaja 85 km sob ameaça e acaba preso em Ribeirão Preto

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Após anos calada, Bruna Marquezine quebra o silêncio e abre ferida do passado ao falar de Neymar

Carro pega fogo na Rodovia Presidente Dutra em Caçapava e mobiliza Bombeiros