Monitoramento aponta alta drástica nas queimadas, com 5,6 milhões de hectares destruídos
Sabrina Oliveira Publicado em 12/09/2024, às 12h37
O Brasil enfrentou um mês de agosto marcado por incêndios devastadores que consumiram uma área equivalente ao estado da Paraíba, segundo dados recentes do MapBiomas. O levantamento, feito pelo Monitor do Fogo, revela que as queimadas em agosto de 2024 totalizaram 5,65 milhões de hectares, uma cifra alarmante que corresponde a quase metade da área queimada em todo o ano até agora. A alta foi de 149% em comparação ao mesmo período de 2023, com o impacto mais severo sendo registrado em pastagens destinadas à pecuária.
O estado de São Paulo se destacou de forma negativa, concentrando 86% das queimadas do ano somente em agosto, sendo a agropecuária a atividade mais afetada, principalmente o cultivo de cana-de-açúcar nas regiões de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Pitangueiras. O aumento no número de incêndios também resultou na prisão de 15 pessoas acusadas de provocarem queimadas ilegais no interior paulista.
Entre os biomas mais atingidos estão o Cerrado e o Pantanal, ambos extremamente vulneráveis durante o período de estiagem. No Cerrado, as queimadas chegaram a níveis não vistos nos últimos seis anos, impactando a qualidade do ar nas cidades e ameaçando o equilíbrio ambiental da região. O governo do Mato Grosso do Sul, por exemplo, estima que dois milhões de hectares tenham sido consumidos pelo fogo.
A Amazônia também sofreu com os incêndios, registrando uma destruição de dois milhões de hectares, principalmente nos estados de Mato Grosso e Pará. Em contrapartida, o único bioma que conseguiu escapar do aumento nas queimadas foi o Pampa, localizado no Rio Grande do Sul.
O bioma [do Cerrado], que é extremamente vulnerável durante a estiagem, viu a maior extensão de queimadas nos últimos seis anos, refletindo a baixa qualidade do ar nas cidades.” informou a coordenadora técnica do estudo, Vera Arruda, em nota .
Leia também
Após perda do filho e divórcio, Cafu curte viagem com nova namorada
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Cantora faz revelações bombásticas e aponta Beyoncé e Jay-Z em suposto esquema "perverso" com Diddy; entenda
SP Amplia Segurança no Verão com 600 Guarda-Vidas Adicionais para Praias e Represas
Polícia civil fecha central de golpes bancários e investiga quadrilha especializada em fraudar idosos
Idosa leva golpe de quase mil reais no litoral de São Paulo
ATENÇÃO: Prazo para baixar ou atualizar o e-Título termina neste sábado (5)
Tudo que você precisa saber sobre as eleições municipais