Deputados aprovam projeto que pode impactar setores produtivos e municípios
Sabrina Oliveira Publicado em 12/09/2024, às 11h34
Na noite de quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que estabelece a reoneração gradual da folha de pagamentos para diversos setores e municípios. A proposta foi aprovada com 253 votos a favor, 67 contrários e quatro abstenções, após uma votação que se estendeu até os primeiros minutos da quinta-feira. A análise dos destaques, que ainda poderiam modificar pontos do texto, ocorreu logo em seguida, em meio a tentativas de obstrução da oposição.
O projeto propõe a reoneração gradual dos setores beneficiados pela desoneração da folha de pagamentos, que isenta algumas empresas da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB). A medida afeta 17 setores econômicos e alguns municípios pequenos, permitindo que a isenção seja mantida apenas até 2024, com a reoneração ocorrendo de forma escalonada até 2027. A partir desse ponto, a alíquota plena de 20% sobre a folha de pagamentos será restabelecida.
Um dos principais pontos de discussão foi o impacto dessa reoneração nas empresas que atualmente se beneficiam da desoneração. A deputada Any Ortiz, inicialmente designada como relatora do projeto, decidiu abandonar a função antes da votação, argumentando que a medida poderia prejudicar os setores produtivos ao provocar demissões em massa. A relatoria foi então assumida pelo deputado José Guimarães, líder do governo na Câmara.
O governo federal estima que a desoneração terá um custo de R$ 26,2 bilhões em 2024. Mesmo com a reoneração gradual, o impacto total será de R$ 44 bilhões até 2027. O texto também inclui mecanismos para compensar a desoneração durante esse período, como a atualização de bens móveis e imóveis, além da recuperação de recursos não declarados no sistema financeiro.
Agora, o projeto segue para sanção presidencial, aguardando apenas a decisão final do presidente Lula. Caso sancionado, o texto garantirá a manutenção temporária da desoneração, mas com a reoneração escalonada nos anos seguintes.
Leia também
‘Ilha da Tentação’; novo reality de traição estreia no Prime Vídeo e coloca relacionamentos à prova
BOMBA! Andressa Urach revela se já fez sexo com o próprio filho
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Idosa leva golpe de quase mil reais no litoral de São Paulo
Como fazer 'Escalopes ao Molho Bearnaise'? Aprenda
Boulos promete pedir prisão de Pablo Marçal por divulgar laudo supostamente falso de uso de cocaína
Descubra e aplique os segredos do sucesso dos melhores palestrantes
Operação em Pindamonhangaba prende dois e apreende grande quantidade de drogas
Criança sofre convulsão após agressão brutal em escola