Diário de São Paulo
Siga-nos
Procurado

Ligado a Lucas e Santiago, Anderson está foragido; Justiça decreta prisão

Suspeito de tentativa de duplo assassinato, Anderson havia ameaçado as vítimas

Madeira usada na tentativa de matar Caíque e Pimenta Júnior. - Imagem: Divulgação | Divulgação | Reprodução / Redes Sociais
Madeira usada na tentativa de matar Caíque e Pimenta Júnior. - Imagem: Divulgação | Divulgação | Reprodução / Redes Sociais

Jair Viana Publicado em 10/09/2024, às 21h27


O ex-líder de perueiros e amigo dos vereadores Carlos Santiago e Lucas Sanches, Anderson Araújo, está foragido da Justiça após ter sua prisão decretada.

Anderson foi visto em vídeo gravado na Câmara de Guarulhos, no dia 5 de agosto, quando Caíque Marcatti e Valdir Pimenta Júnior foram atacados com golpes de pauladas, chutes e socos. Araújo é um dos principais suspeitos.

ANDERSON
Amigo próximo dos vereadores Carlos Santiago e Lucas Sanches, Anderson costuma participar dos eventos políticos de ambos.

A reportagem tentou entrar em contato com os envolvidos no caso, mas apenas o vereador Lucas Sanches se manifestou.

Em nota, o parlamentar negou qualquer relação com o foragido. Ele atribuiu as acusações ao seu ex-chefe de gabinete, Caíque Marcatti. Veja a nota:

"A campanha do candidato a prefeito de Guarulhos-SP pelo PL, Lucas Sanches, esclarece que o senhor Anderson Araújo não é e nunca foi assessor do Gabinete de Sanches enquanto vereador.

Este cidadão não tem qualquer tipo de ligação profissional ou pessoal com Sanches, sendo, tão somente, um membro do PMB – sem qualquer influência na campanha majoritária.

Também é importante ressaltar que já existem decisões por parte da Justiça Eleitoral que reconhecem que as acusações feitas por Caíque Marcatti contra Sanches não são verdadeiras.

Isso inclui a tentativa de assassinato que tentam imputar ao liberal. Sabe-se que, semanas atrás, houve a prisão de um suspeito de cometer as agressões. Em depoimento à Polícia Civil, o homem confessou que a briga com Marcatti na rua foi motivada por uma discussão no trânsito, eximindo, assim, Sanches da lamentável ocorrência.

Sobre todas as ilações feitas por Marcatti, que já foi condenado por estelionato, Sanches está acionando a Justiça para responsabilizá-lo no rigor da lei."

BUSCA E APREENSÃO
Policiais do 5º Distrito de Guarulhos, comandados pelo delegado Fúlvio Mecca, cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de Anderson, um dos homens do núcleo duro do vereador Lucas Sanches. Os policiais buscam evidências relacionadas à dupla tentativa de assassinato contra Caíque Marcatti e Valdir Pimenta Júnior.

Anderson é um dos suspeitos da dupla tentativa de assassinato, em que as vítimas, Caíque Marcatti e Valdir Pimenta Júnior, foram atacadas com golpes de cabo de enxada, socos e chutes, tendo reconhecido os criminosos. O crime ocorreu no dia 5 do mês passado.

A busca e apreensão foi autorizada pela Justiça e faz parte da investigação conduzida pelo delegado Mecca para esclarecer o crime, que ganhou grande repercussão.

Em vídeo gravado horas antes do crime, na Câmara de Guarulhos, Anderson aparece ameaçando Caíque e Pimenta: "Meu negócio é pessoal com vocês dois", disse ele em um trecho da gravação.

No local do crime, pouco antes do ataque, Anderson aparece em imagens de câmeras de monitoramento orientando um homem que fotografava os carros das vítimas, que seriam agredidas logo em seguida.

JUNTOS
Após a tentativa de duplo homicídio, Anderson, seu chefe, o vereador Lucas Sanches, e o vereador Carlos Santiago, de Itaquaquecetuba, foram ao 5º DP e registraram um boletim de ocorrência, negando qualquer envolvimento no crime.

AMEAÇAS
Um mês antes da dupla tentativa de assassinato, Lucas e Caíque haviam rompido um relacionamento profissional de quase quatro anos. Caíque era chefe de gabinete do vereador, e os dois se desentenderam após Caíque denunciar o esquema de "rachadinha".

A esposa de Caíque foi a primeira a sofrer ameaças, seguidas por seu sogro. No dia 5 de agosto, durante o espancamento de Caíque e Pimenta, os criminosos teriam dito: "Isso é para vocês não cruzarem mais o caminho do Lucas e do Santiago", conforme consta no boletim de ocorrência.

Compartilhe