Diário de São Paulo
Siga-nos
Governo Lula

Presidente Lula recebe secretário Antony Blinken dos Estados Unidos, em Brasília

O encontro com Lula abordou assuntos como o fortalecimento de laços entre os países

Presidente Lula recebe secretário Antony Blinken dos Estados Unidos, em Brasília - Imagem: reprodução Twitter I @LulaOficial
Presidente Lula recebe secretário Antony Blinken dos Estados Unidos, em Brasília - Imagem: reprodução Twitter I @LulaOficial

Milleny Ferreira Publicado em 21/02/2024, às 14h05


Na manhã desta quarta-feira (21), Antony Blinken, secretário dos Estados Unidos, foi recebido pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, para uma reunião a portas fechadas com uma pauta para discutir sobre “questões bilaterais e globais”, em companhia apenas com os assessores dos dois governos.  

Enquanto equipes de reportagens realizavam a captura do momento do primeiro encontro do secretário de Estado do governo Joe Biden e Lula no Brasil, o presidente brasileiro perguntou ao secretário sobre a data das eleições presidenciais norte-americanas.

Antony Blinken respondeu prontamente que mesmo a votação sendo apenas em novembro, por conta de todo o conflito no país, grande parte dos votos já está decidida, de acordo com informações do portal G1.

Apenas seis ou sete estados ainda estão em disputa. Então, quase toda a campanha provavelmente será focada em seis ou sete estados como Pensilvânia, Michigan, Wisconsin e Nevada", relatou Blinken.

Nos EUA, o Departamento de Estado é como se fosse uma representação equivalente do Ministério de Relações Exteriores do Brasil (mais conhecido como Itamaraty), já que os mesmos são responsáveis pela  política externa do país. 

Ainda durante a reunião, foi informado por Blinken que o governo americano está apoiando à presidência no nosso país no G20, que é um grupo que reúne as maiores economias mundiais atualmente, e também a parceria entre os Brasil e Estados Unidos.

Esta parceria que focou em assuntos muito importantes e priorizados nos dois governos, como as áreas de direitos trabalhistas e transição energética, a proteção do meio ambiente, a ampliação dos laços de investimento e cooperação entre nossos países e sobre a paz na Ucrânia e em Gaza.

O assunto sobre o conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza foi bem abordada durante a reunião já que secretário de Estado, Blinken tem participado das negociações entre países na tentativa de encerrar a guerra.

Compartilhe  

últimas notícias