Diário de São Paulo
Siga-nos
Japão

Itamaraty se pronuncia sobre terremoto no Japão e revela número de vítimas brasileiras

O país ser atingido por um forte terremoto de magnitude 7,6, que também gerou um alerta de tsunami

Itamaraty se pronuncia sobre terremoto no Japão e revela número de vítimas brasileiras - Imagem: Reprodução | kyodo news
Itamaraty se pronuncia sobre terremoto no Japão e revela número de vítimas brasileiras - Imagem: Reprodução | kyodo news

Marina Milani Publicado em 02/01/2024, às 07h57


O Ministério das Relações Exteriores divulgou, no último sábado (30), uma nota expressando solidariedade ao Japão após o país ser atingido por um forte terremoto de magnitude 7,6, que também gerou um alerta de tsunami. O comunicado informa que, até o momento, não há notícias de brasileiros afetados pelo incidente.

O Itamaraty ressaltou que está em contato constante com a comunidade brasileira no Japão, mantendo também diálogo com as autoridades locais para acompanhar a situação de perto. Os plantões consulares em Nagoia (080-8255-2410) e Tóquio (090-6949-5328) estão ativos para atender eventuais emergências de nacionais. Além disso, o plantão consular geral do Itamaraty pode ser acessado pelo telefone +55 (61) 98260-0610.

Este terremoto representa o primeiro grande alerta de tsunami desde a tragédia de Fukushima em 2011, quando a região foi devastada por ondas gigantes após terremotos. O incidente resultou em 20 mil mortes no Japão naquela época.

Outros países, como Rússia e Coreia do Sul, também estão em estado de alerta. O governo russo está retirando moradores de áreas costeiras, enquanto a Coreia do Sul orienta os residentes da costa leste a procurarem abrigo em regiões mais elevadas. Até o momento, há o relato de uma pessoa falecida, presa nos escombros de um edifício desabado durante um dos tremores, mas ainda não há informações sobre outras vítimas.

Compartilhe  

últimas notícias