A próxima terça-feira (24) pode trazer novidades em relação a propostas que desoneram tarifas de energia, telecomunicações e transportes. Segundo o presidente

Redação Publicado em 19/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 14h04
A próxima terça-feira (24) pode trazer novidades em relação a propostas que desoneram tarifas de energia, telecomunicações e transportes. Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o dia começará com uma reunião na residência oficial com os líderes da oposição e da base aliada para discutir a votação do PLP 18/22, que desonera as tarifas desses setores.

“Precisamos de uma saída do Congresso, junto com Judiciário e Poder Executivo, para diminuição dos preços inflacionários e mundiais”, disse Arthur Lira. “O plenário terá a oportunidade de dar passo decisivo para contribuir contra o abuso dos impostos nas telecomunicações, energia e transportes. Devemos desonerar os impostos destes setores que se são essenciais”, acrescentou.
Se houver acordo na reunião, Lira adiantou que pretende colocar em votação na próxima terça-feira, dia 24, o projeto de lei complementar. A proposta classifica combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transportes como bens e serviços essenciais, com alíquota máxima de ICMS de 17%.
“Esse não é um debate político ou ideológico. É um debate de país. Vou conclamar todos os poderes para refletirmos sobre a realidade emergencial do mundo de hoje, que afeta o povo e exige ações institucionais com visão de nação”, disse Lira pelo Twitter.
O Projeto de Lei Complementar 18/22 tramita junto com o PLP 211/21, que estabelece limite para a tributação dos bens essenciais, especialmente energia, petróleo, telecomunicações e gás. Os textos estão em regime de urgência e podem ser votados pelo plenário a qualquer momento.
Ontem (18), em reunião com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e parlamentares, o presidente da Câmara discutiu a situação do reajuste da conta de luz e do projeto de decreto legislativo que susta esses aumentos.
Leia também

Acidente fatal: Idoso de 70 anos morre após ser atropelado por ônibus na Zona Leste de SP

Banco Master repassou R$ 57,9 milhões a empresa criada com capital social de apenas R$ 40

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Câmeras flagram advogado carioca com desconhecido momentos antes de ser encontrado morto em SP

Turista de Brasília desaparece no Itaim Bibi após viagem a São Paulo para comprar carro

Pai do filho de Karina Kufa se manifesta após Justiça determinar mudança provisória da guarda da criança

EUA e Irã ampliam ataques e elevam risco de guerra em larga escala

Prévia do PIB cresce pouco em maio, mas mantém economia brasileira no maior nível da série histórica

Terremoto de magnitude 7,3 atinge costa do México e gera alerta de tsunami

Motorista embriagado suspeito de participar de racha avança sinal e deixa idosa de 103 anos ferida em acidente no interior de SP