Diário de São Paulo
Siga-nos
Barra do Piraí

Prefeito é expulso do partido após fala sobre 'castrar meninas'

O prefeito falou sobre 'castrar meninas' como solução para questão de controle populacional

O prefeito falou sobre 'castrar meninas' como solução para questão de controle populacional - Imagem: Reprodução/Instagram
O prefeito falou sobre 'castrar meninas' como solução para questão de controle populacional - Imagem: Reprodução/Instagram

Ana Rodrigues Publicado em 18/09/2023, às 08h02


Na última quinta-feira (14), o prefeito do município de Barra do Piraí, Mário Esteves defendeu que, as "meninas" da cidade sejam "castradas" para controle da população local. A direção do partido Solidariedade no  Rio de Janeiro, decidiu expulsá-lo dos quadros da legenda. 

A Direção Regional do partido foi unânime. No comunicado que foi publicado neste domingo (17), o presidente estadual do Solidariedade, o deputado Aureo Ribeiro, classificou a fala como misógina (preconceito ou ódio contra mulheres) e um total desrespeito a elas, segundo matéria do UOL.

A declaração do prefeito, foi feita durante um evento público na cidade do interior no Estado do Rio de Janeiro, o que acabou repercutindo nas redes sociais com repúdios. 

Confira a declaração:

Depois do ocorrido, o prefeito Mário Esteves se manifestou nas redes sociais depois das críticas e disse que errou os termos. 

Reconheço o equívoco na troca do termo técnico - 'laqueadura' por 'castrar'. No entanto, isso não diminui a importância do assunto. O que deveria entrar em pauta era o planejamento familiar. Esse é o assunto que tem que estar nas manchetes - e não a troca num termo técnico. Infelizmente, hoje, qualquer palavra mal colocada pode se transformar em barbárie nas mãos de pessoas mal intencionadas", escreveu o prefeito. 

Neste domingo (17), ele voltou para suas redes sociais para pedir empatia e dizer que nem sempre as palavras refletem as verdadeiras intenções.

O Solidariedade também expulsou recentemente o advogado Hery Waldir Kattwinkel Junior. Ele defendeu, no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro. Ainda, segundo o partido, o advogado usou "falas ofensivas e desrespeitosas" ao STF e "ultrapassou os limites da lei".

Compartilhe  

últimas notícias