Diário de São Paulo
Siga-nos
8 de Janeiro

STF inicia julgamento dos envolvidos nos atos de janeiro

Réus dos ataques ao STF e Congresso encaram a Justiça

Atos 8 de janeiro. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Atos 8 de janeiro. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 13/09/2023, às 08h45


O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia hoje (13) o julgamento dos primeiros réus acusados de participação nos atos ocorridos em 8 de janeiro, que envolveram depredações nos prédios sede dos três poderes. A sessão de julgamento está programada para começar às 9h30.

Nove meses após os ataques, a Corte leva a julgamento quatro réus: Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Matheus Lima de Carvalho Lázaro. Eles foram presos no dia dos ataques e enfrentam acusações que incluem tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, além de associação criminosa armada e dano ao patrimônio público com o uso de substância inflamável. Somadas, as penas máximas podem chegar a 30 anos de prisão.

Cada réu será julgado individualmente. A sessão começará com o relator das ações penais, ministro Alexandre de Moraes, fazendo a leitura do resumo de cada processo. O ministro revisor, Nunes Marques, também terá a oportunidade de apresentar um resumo do processo.

Após as manifestações iniciais, a Procuradoria-Geral da República (PGR) fará a acusação, e os advogados dos acusados terão uma hora para apresentar a defesa.

Após as manifestações, a votação será iniciada, e além de Moraese Marques, outros nove ministros devem votar no julgamento.

Compartilhe  

últimas notícias