Diário de São Paulo
Siga-nos
Rio de Janeiro

VÍDEO - Prefeito choca população com proposta de redução populacional: ‘castrar as mulheres’

OAB condenou declarações do prefeito sobre castração

Prefeito de Barra do Piraí - Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Prefeito de Barra do Piraí - Imagem: Reprodução | Redes Sociais

Marina Roveda Publicado em 16/09/2023, às 16h30


O prefeito de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, Mário Esteves (PROS), gerou uma grande polêmica ao fazer comentários sobre castração de mulheres como forma de controle populacional durante a inauguração de uma estrada. O vídeo do discurso foi publicado nas redes sociais e causou indignação na população.

No vídeo, o prefeito afirma: "O que não falta em Barra do Piraí é criança. Cadê o Dione [secretário de Saúde]? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara." Ele também menciona a necessidade de uma lei que limite a quantidade de filhos por mulher na cidade, sugerindo no máximo dois.

O prefeito alegou, por meio de uma nota, que suas palavras foram ditas em um "momento de descontração" durante a inauguração da estrada e que qualquer interpretação relacionada a esse assunto demonstra "desconhecimento político". A Câmara Municipal de Barra do Piraí também divulgou uma nota em que afirma que a intenção do prefeito não foi sugerir a castração de mulheres e que é importante considerar o contexto completo das declarações.

No entanto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barra do Piraí condenou as palavras do prefeito, classificando-as como um ato de misoginia e demonstrando total desrespeito com as mulheres.

O caso gerou grande repercussão e debates sobre o respeito às mulheres e aos direitos reprodutivos, levantando questões sobre as responsabilidades dos líderes políticos em relação às declarações que fazem em público.

Compartilhe  

últimas notícias