Diário de São Paulo
Siga-nos
Prisão

PF irá indiciar cerca de 1.000 bolsonaristas, que serão levados para o presídio

Eles foram presos em flagrante no último domingo (8)

Todos irão prestar depoimento sobre suas participações nos atos antidemocráticos e, depois, serão encaminhados para o sistema penitenciário - Imagem: reprodução/Twitter @77_frota
Todos irão prestar depoimento sobre suas participações nos atos antidemocráticos e, depois, serão encaminhados para o sistema penitenciário - Imagem: reprodução/Twitter @77_frota

Thais Bueno Publicado em 09/01/2023, às 18h15


Na tarde do último domingo (8), o caos tomou conta de Brasília: grupos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) furaram um bloqueio e invadiram a Esplanada dos Ministérios no Distrito Federal.

Testemunhas registraram imagens do momento em que uma quantidade expressiva de manifestantes conseguiu subir a rampa do Congresso Nacional e entraram no Palácio do Planalto e no STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo informações do veículo Folha de São Paulo, por conta dos atos de vandalismo e depredação dos prédios do Distrito Federal, a Polícia Federal irá indiciar os bolsonaristas que foram presos em flagrante na noite do último domingo (8). 

De acordo com informações do periódico já mencionado acima, fontes da PF teriam afirmado que cerca de 1000 bolsonaristas serão levados para o Complexo Penitenciário da Papuda, também no DF. Conforme relatado pelo ministro Flávio Dino, os detidos já são, aproximadamente, 1500.

Todos irão prestar depoimento sobre suas participações nos atos antidemocráticos e, depois, serão encaminhados para o sistema penitenciário do Distrito Federal.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Congresso Nacional, informou que 44 pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Legislativa. Na noite do último domingo (8), um número próximo a 200 pessoas já haviam sido presas pelos ataques contra a democracia.

A atuação da Polícia Federal é em cumprimento direto à ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou a desocupação do acampamento e a "prisão em flagrante de seus participantes".

A desocupação, por sua vez, aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), um dia depois da invasão aos Três Poderes.

Segundo o Ministério da Justiça, cerca de 1200 bolsonaristas foram levados presos em dezenas de ônibus cedidos pelo governo do DF para a superintendência da PF.

Vale lembrar também que Moraes, na madrugada desta segunda-feira (09). determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) por 90 dias.

O ministro afirmou na decisão que "a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal".

Compartilhe  

últimas notícias